Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar do Google I/O 2024? | Android 15, Pixel 8a e mais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Abril de 2024 às 14h30

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google I/O 2024 é a conferência anual da Gigante de Mountain View para desenvolvedores, programada para começar no dia 14 de maio. A grande atração fica por conta do anúncio do novo Android, mas a empresa também reserva um espaço para novidades interessantes de outros produtos.

Enquanto o dia esperado ainda não chega, o Canaltech preparou um resumo sobre o que deve ser apresentado no evento e como assistir aos anúncios da Big Tech.

O que esperar do Google I/O 2024

Continua após a publicidade

O Google publicou um cronograma com todas as atividades reservadas para o IO — portanto, já é possível descobrir alguns dos temas que serão discutidos por lá. A apresentação principal será comandada pelo CEO da empresa, Sundar Pichai, e conta com uma série de palestras, sessões técnicas e workshops com funcionários da empresa para diferentes segmentos.

Wear OS 5

O Google confirmou o anúncio do Wear OS 5, nova geração do sistema operacional da empresa para smartwatches, para o I/O 2024. A descrição da palestra menciona a chegada dos novos recursos e destaca novas opções para o formato mostrador do relógio, adaptado a diferentes estilos de telas.

Além disso, existem rumores de que o Wear OS deve rodar com base no Android 14 e enfim teria um cronograma de atualizações sincronizado com o sistema operacional do celular, com lançamentos anuais. A empresa pode aproveitar o evento para trazer novas informações sobre o tema.

Android TV

Uma nova versão do Android TV está a caminho, após um bom tempo sem receber novidades: a empresa sinaliza a chegada de uma nova atualização com novos recursos e melhorias na experiência do usuário. Além disso, acena aos desenvolvedores ao informar que deixará “a criação de apps para TV mais fácil do que nunca”.

O sistema operacional para televisores recebeu um Beta em junho do ano passado, mas a versão estável ainda não saiu do papel. O evento pode trazer uma data de lançamento e promete mostrar novidades na interface Google TV — sim, existe uma diferença entre Android TV e Google TV

Continua após a publicidade

Chrome OS

O sistema operacional para Chromebooks também receberá destaque na conferência, com a possibilidade de anúncio de uma nova versão. O Google menciona aspectos da “direção futura do sistema” nas áreas de distribuição e integração do SO, além de novidades com parceiros nos computadores compatíveis. 

IA nos serviços do Google

Continua após a publicidade

Vai ser difícil passar por alguma palestra que não mencione a inteligência artificial: o tema dominou o Google I/O do ano passado e o cenário deve ser repetido em 2024. A empresa já confirma apresentações sobre integração de IA generativa para o Android, novidades sobre a API do Gemini e mais anúncios para as ferramentas Google AI Studio e Vertex AI. 

Além disso, vale ficar de olho nas novidades para os demais softwares do Google, como a suíte de produtividade do Workspace e o Chrome. 

Pixel 8a

Alguns rumores indicam que a Gigante de Mountain View anunciará o novo celular Pixel 8a durante o evento. O aparelho deve manter o padrão de sete anos de atualizações garantidas da linha Pixel 8 e incorporar novos recursos de inteligência artificial já encontrados no Samsung Galaxy S24, como o Circule para Pesquisar e a redução de ruídos em gravações.

Continua após a publicidade

O modelo deve contar com o processador Tensor G3, o mesmo de Pixel 8 e Pixel 8 Pro, e pode contar com até quatro cores diferentes no lançamento. Vale lembrar que isso não representa um salto de geração na família de celulares do Google — a empresa normalmente reserva um evento exclusivo para isso no segundo semestre, então um possível Pixel 9 não apareceria durante a conferência de maio.

Android 15

Como de costume, todos os olhares estarão voltados para o anúncio do novo Android 15 — o sistema para dispositivos móveis é o grande destaque das conferências anuais, quando o Google coloca as cartas na mesa e traz as principais novidades sobre o update.

Continua após a publicidade

Alguns recursos já apareceram na primeira versão Beta do sistema operacional, lançada em abril, mas contam apenas com mudanças pontuais. Normalmente, a empresa guarda o melhor para o evento: é provável que o anúncio conte com mudanças na interface e a chegada de grandes recursos, como uma integração ainda maior com ferramentas de IA generativa.

Como participar do Google I/O

O Google I/O começa no dia 14 de maio, às 14 horas (horário de Brasília), e a apresentação principal poderá ser assistida gratuitamente no canal do YouTube do Google e no site do evento. Além disso, outras palestras e workshops também serão gravadas, mas nem todas com transmissão ao vivo — a empresa prevê que todo o material fique disponível para os participantes até o dia 16 de maio.

Continua após a publicidade

Quem possui uma conta de desenvolvedor da empresa pode se inscrever para acessar todas as palestras e sessões em vídeo. Se você ainda não tem, basta seguir estes passos:

  1. Acesse io.google/2024;
  2. Clique em “Registre-se”;
  3. Escolha sua conta do Google;
  4. Pressione “Continuar”;
  5. Ative a opção “Ver, editar e criar os dados do seu Perfil do desenvolvedor do Google”;
  6. Preencha o formulário com as informações do perfil.

Quer fazer um “esquenta” para o evento? Confira o material especial do Canaltech sobre o que esperar do Android 15 e as novidades já confirmadas para o sistema.