Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 vazam em teste com mesmo chip do Galaxy S23
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Aguardados dobráveis de nova geração da Samsung, o Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 acabam de ser encontrados em seus primeiros testes de desempenho no banco de dados do Geekbench 6. Nas variantes destinadas aos EUA, os aparelhos reforçam os rumores ao trazerem o mesmo chip especial utilizado pela Samsung na família Galaxy S23 em vez de empregar uma nova versão "Plus" do processador, como foi feito nas gerações passadas.
- Samsung exibe em outdoor gigante fotos de 200 MP tiradas na hora com o S23 Ultra
- Samsung pode lançar celular com duas dobras ainda em 2023
Ainda sem o nome comercial, o Galaxy Z Fold 5 foi registrado em um dos resultados de benchmark com seu número de modelo para territórios norte-americanos, o SM-F946U — em comparação, o Galaxy Z Fold 4 possui número SM-F936U. O dispositivo está embarcado com 12 GB de RAM e roda Android 13, mas realmente chama atenção pelo processador. Como a placa-mãe de codinome "kalama" indica, trata-se do Snapdragon 8 Gen 2, mais recente chip premium da Qualcomm.
Mais do que isso, os clocks dos núcleos da CPU, que chegam a 3,36 GHz, sugerem que esta é a mesma variante turbinada "for Galaxy" usada pela Samsung na família Galaxy S23. Isso reforça rumores recentes de que os próximos dobráveis não contariam com um suposto Snapdragon 8 Plus Gen 2, como ocorreu na geração anterior, e de que, na verdade, nem mesmo veríamos essa variante "Plus" ser lançada. A Qualcomm deve optar por realinhar o ciclo de lançamentos da série 8, antecipando a estreia do Snapdragon 8 Gen 3.
A pontuação do Z Fold 5 também está alinhada com a linha S23: são 2.014 pontos em single-core e 5.022 pontos em multi-core, saltos respeitáveis de 21% e 24%, respectivamente, em comparação ao Galaxy Z Fold 4 e seu Snapdragon 8 Plus Gen 1, capaz de marcar em média 1.667 pontos com um núcleo e 4.074 pontos com todos os núcleos.
O banco de dados traz ainda um resultado do Galaxy Z Flip 5, com número de modelo SM-F731U (o Galaxy Z Flip 4 atende pelo código SM-F721U). Curiosamente, a pontuação do aparelho menor é mais alta que a do irmão Fold, e aponta para uma evolução de geração ainda maior: atingindo 2.030 pontos em single-core e 5.213 pontos em multi-core, o telefone é cerca de 40% mais potente que o Galaxy Z Flip 4, equipado com o Snapdragon 8 Plus Gen 1, cujas pontuações médias são de 1.471 e 3.824 pontos.
Os registros não fornecem mais detalhes, mas o fato de já estarmos vendo os dobráveis de nova geração executando testes de benchmark indicam que a Samsung está em um estágio avançado de desenvolvimento. Também há poucas informações sobre os recursos que devem estar presentes nos novos Galaxy Z entre os vazamentos, ainda que alguns pontos interessantes sejam conhecidos.
Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 terão nova dobradiça
Ao que se sabe, o Samsung Galaxy Z Fold 5 não deve ter mudanças drásticas de design, focando em empregar uma nova dobradiça que eliminaria os espaços entre as duas metades do celular e reduziria o vinco formado na tela. O Galaxy Z Flip 5, por outro lado, traria a dobradiça aprimorada junto de modificações mais radicais, com destaque para a tela externa, que poderia ser dividida em dois painéis para aproveitar melhor o espaço.
Outro aspecto interessante é que a própria Samsung sugeriu que os dois aparelhos poderiam seguir uma linha de design similar à do Galaxy S23 — no lançamento do Galaxy A54 e Galaxy A34 no Vietnã, a gigante sul-coreana afirmou que todos os celulares da marca para 2023 empregariam um visual similar e, mesmo que não mencione explicitamente, deu a entender que os dobráveis também estariam nesse pacote.
Fonte: MySmartPrice