Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é melhor em performance e processamento de imagens

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Fevereiro de 2023 às 14h08

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Qualcomm

Assim como os rumores já antecipavam, a linha Galaxy S23 vem com uma versão especial do Snapdragon 8 Gen 2. Após o lançamento dos dispositivos, os detalhes técnicos da plataforma reafirmaram que ela traz melhorias em aspectos como a performance e processamento de imagens.

Seu núcleo principal ganha um aumento de frequência para 3,36 GHz, enquanto a versão tradicional do chipset fica em 3,2 GHz. Além disso, os clocks da GPU passam para 719 MHz, contra 680 MHz do processador apresentado no ano passado.

Continua após a publicidade

Na prática, esta diferença não deve ser tão perceptível, especialmente nas tarefas mais comuns do dia a dia. Porém, o novo processador já mostrou resultados melhores em testes de benchmark.

Em geral, é possível afirmar que o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma espécie de versão “Plus” da plataforma. A prática é comum para a Qualcomm, que costuma apresentar versões ligeiramente mais poderosas de seus processadores flagships entre cada geração.

Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 chega a 3,2 GHz em seu núcleo de máxima performance, enquanto o 8 Gen 1 fica em 3,0 GHz.

Com a mudança de cronograma para os processadores desta geração, ainda não é possível afirmar qual será a estratégia da Qualcomm em relação a um suposto Snapdragon 8 Plus Gen 2. Quanto a isto, o portal XDA Developers citou três possibilidades:

Continua após a publicidade
  1. O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode não ser lançado
  2. O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode aparecer com especificações semelhantes ao chipset for Galaxy
  3. O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode aparecer com especificações melhores que o chipset for Galaxy

Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy tem melhorias em processamento de imagem

Além dos incrementos de performance, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy também deverá entregar resultados melhores em processamento de imagem. Afinal, a linha Galaxy S23 é a primeira a maximizar o recurso de Cognitive ISP, para ativar a segmentação semântica para otimizar fotos e vídeos.

Continua após a publicidade

De forma simplificada, a segmentação semântica é um modelo de deep learning, que reconhece objetos em uma imagem para entender o que está acontecendo em uma determinada cena.

Graças ao novo ISP, o Galaxy S23 é o primeiro aparelho Android capaz de capturar vídeos em 4K/60 fps com Super HDR nas câmeras traseira e frontal. Além disso, os vídeos ganharam estabilização avançada com o Super Steady, em resolução QHD e 4K/30 fps em modo retrato na câmera frontal.

Fonte: Android Authority, SamMobile