Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é melhor em performance e processamento de imagens
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Assim como os rumores já antecipavam, a linha Galaxy S23 vem com uma versão especial do Snapdragon 8 Gen 2. Após o lançamento dos dispositivos, os detalhes técnicos da plataforma reafirmaram que ela traz melhorias em aspectos como a performance e processamento de imagens.
- Galaxy S23 tem GPU 2 vezes superior à do Galaxy S22 com Exynos em teste
- Samsung leva Lu do Magalu para cobrir lançamento do Galaxy S23
Seu núcleo principal ganha um aumento de frequência para 3,36 GHz, enquanto a versão tradicional do chipset fica em 3,2 GHz. Além disso, os clocks da GPU passam para 719 MHz, contra 680 MHz do processador apresentado no ano passado.
Na prática, esta diferença não deve ser tão perceptível, especialmente nas tarefas mais comuns do dia a dia. Porém, o novo processador já mostrou resultados melhores em testes de benchmark.
Em geral, é possível afirmar que o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma espécie de versão “Plus” da plataforma. A prática é comum para a Qualcomm, que costuma apresentar versões ligeiramente mais poderosas de seus processadores flagships entre cada geração.
Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 chega a 3,2 GHz em seu núcleo de máxima performance, enquanto o 8 Gen 1 fica em 3,0 GHz.
Com a mudança de cronograma para os processadores desta geração, ainda não é possível afirmar qual será a estratégia da Qualcomm em relação a um suposto Snapdragon 8 Plus Gen 2. Quanto a isto, o portal XDA Developers citou três possibilidades:
- O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode não ser lançado
- O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode aparecer com especificações semelhantes ao chipset for Galaxy
- O Snapdragon 8 Plus Gen 2 pode aparecer com especificações melhores que o chipset for Galaxy
Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy tem melhorias em processamento de imagem
Além dos incrementos de performance, o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy também deverá entregar resultados melhores em processamento de imagem. Afinal, a linha Galaxy S23 é a primeira a maximizar o recurso de Cognitive ISP, para ativar a segmentação semântica para otimizar fotos e vídeos.
De forma simplificada, a segmentação semântica é um modelo de deep learning, que reconhece objetos em uma imagem para entender o que está acontecendo em uma determinada cena.
Graças ao novo ISP, o Galaxy S23 é o primeiro aparelho Android capaz de capturar vídeos em 4K/60 fps com Super HDR nas câmeras traseira e frontal. Além disso, os vídeos ganharam estabilização avançada com o Super Steady, em resolução QHD e 4K/30 fps em modo retrato na câmera frontal.
Fonte: Android Authority, SamMobile