Galaxy Z Fold 2 tem "DNA de aspirador de pó" na dobradiça, revela Samsung
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Diversos rumores e vazamentos revelam que a Samsung já prepara sua próxima geração de dispositivos dobráveis, com mudanças significativas nos novos modelos. Enquanto o suposto Galaxy Z Flip 3 receberá visual repaginado e melhor construção, o Galaxy Z Fold 3 deve ganhar suporte à caneta S-Pen e estrear a muito aguardada tecnologia de câmera sob o display.
- Galaxy Z Fold 2 recebe atualização com melhorias em câmera e novo recurso
- Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 têm renderizações publicadas mostrando novo design
- Galaxy S21 Ultra tem áudio razoável e fica fora do top 10 do DXOMARK
Ainda que não tenha confirmado a existência dos novos telefones, a Samsung parece já estar preparando terreno para a chegada da nova geração, disponibilizando nesta semana uma retrospectiva do desenvolvimento do Galaxy Z Fold 2. Além de detalhar os processos e desafios enfrentados, a gigante sul-coreana também revelou uma informação curiosa acerca da dobradiça do dispositivo.
Galaxy Z Fold 2 tem "DNA de aspirador de pó"
Além da própria tela dobrável, que segue sendo um desafio em termos de durabilidade, a Samsung precisou trabalhar em aprimoramentos para a dobradiça do telefone, setor problemático da primeira geração do dobrável. Após diversos testes, a empresa definiu o design utilizado no modelo final, composto por mais de 60 pequenas peças.
A etapa seguinte envolvia então desenvolver meios para proteger esses componentes de poeira e outros agentes abrasivos. De acordo com o site SamMobile, a gigante sul-coreana desenvolveu 98 conceitos diferentes e acabou encontrando a resposta onde menos esperava - em sua linha de aspiradores de pó.
A empresa adotou pequenas escovas com cerdas de 1 mm, similares às escovas presentes no eletrodoméstico. Essas escovas precisavam atender a três requisitos: manter a resistência por ao menos 200.000 dobras, preservar a elasticidade da articulação e contar com dimensões pequenas o suficiente para não afetar o design do Galaxy Z Fold 2.
Apesar de não ser perfeita, a tecnologia, chamada de "Sweeper Technology" (varredor ou aspirador de pó, em tradução livre), apresentou resultados positivos e marcou um avanço significativo frente ao Galaxy Fold original, reduzindo as falhas causadas por partículas que se infiltravam através das aberturas da dobradiça.
Z Fold 3 pode trazer "Armor Frame" com melhorias
A Samsung deve seguir investindo em aprimoramentos de resistência com o Galaxy Z Fold 3. Segundo os vazamentos, o próximo dobrável premium da companhia deve adotar a chamada "Armor Frame", possível estrutura reforçada para as laterais e dobradiça do telefone. A novidade deve adotar ainda Gorilla Glass Victus na traseira, vidro mais resistente da Corning.
Outras novidades incluem também nova geração do vidro ultrafino que recobre o painel dobrável, e a possibilidade de o Z Fold 3 ser um dos primeiros dobráveis com certificação IP de resistência à água e poeira, grande feito caso se prove verdadeiro, considerando as múltiplas aberturas resultantes do design.
Fonte: SamMobile, Android Headlines