SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Galaxy S24 pode ter assinatura para recursos de IA generativa

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Novembro de 2023 às 14h13

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Um dos possíveis recursos de destaque da família Galaxy S24, as funcionalidades baseadas em IA generativa podem acabar exigindo uma assinatura, conforme aponta novo rumor — ao que parece, o requerimento de pagamento ainda não seria uma decisão fechada, mas estaria sendo "ativamente buscada" pela Samsung. Se for confirmada, a aposta é curiosa e um tanto contraintuitiva, considerando que rivais como a linha Google Pixel 8 oferecem recursos similares sem cobrar a mais dos usuários.

As informações foram divulgadas pelo leaker Revegnus, cujo histórico de vazamentos mostrou certa precisão, e não chegam a trazer muitos detalhes. O informante se limita a dizer que a Samsung estaria "buscando ativamente" implementar uma cobrança pelo recursos de Inteligência Artificial rodadas on-device (termo em inglês usado para definir a reprodução no próprio dispositivo, sem acessar a internet), na forma de um serviço de assinatura.

Continua após a publicidade

O possível pagamento não apenas é curioso quando comparamos outros lançamentos recentes, como o Pixel 8, que oferecem recursos avançados sem exigir mais dinheiro dos usuários, como ainda pela própria natureza on-device. A lógica pode ser comparada a alguns serviços oferecidos no mundo dos carros e outros veículos de luxo, onde determinadas funcionalidades estão presentes nos modelos comprados, mas requerem uma chave de ativação paga.

A tática não é bem vista entre o público dos automóveis, mas já gerava discussões sobre sua adoção em outros mercados, como o de smartphones. Caso realmente adote o sistema de assinaturas, a Samsung seria a primeira gigante do ramo de celulares a seguir esse caminho, e pode acabar abrindo as portas para que outras fabricantes façam o mesmo. Dito isso, vai ser preciso aguardar por mais informações, seja via rumores ou anúncios oficiais, para termos certeza que essa será a estratégia da companhia sul-coreana.

Olhando por um "lado positivo", as funções de IA especuladas para serem implementadas no Galaxy S24 podem estar bem à frente de rivais, e incluiriam um zoom aprimorado por Inteligência Artificial, uma versão turbinada da Bixby, um modelo personalizado do ChatGPT e até o acesso quase exclusivo ao Google Assistente com Bard, nova solução da gigante das buscas que combina ambas as tecnologias da empresa para proporcionar uma experiência "mais inteligente e natural", além de maior integração aos serviços Google.

Continua após a publicidade

Tudo deve ser devidamente esclarecido durante o lançamento dos novos smartphones premium da Samsung, que pode acontecer antes do esperado, se os rumores estiverem corretos. Ao que tudo indica, a companhia teria antecipado seu primeiro Galaxy Unpacked de 2024 para 17 de janeiro, em vez de fazer o anúncio em fevereiro, como ocorrido nos anos anteriores.