SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Bard vai levar IA generativa ao Google Assistente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Outubro de 2023 às 12h46

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou que vai integrar sua inteligência artificial generativa, o Bard, ao assistente de voz dos celulares Android. A ideia é fazer com que o Google Assistente se torne melhor em entender pedidos e entregue respostas mais assertivas, além de realizar ações diretas como responder e-mails, enviar mensagens de texto e até organizar eventos.

A demonstração do que a união das tecnologias será capaz de fazer foi revelada na manhã desta quarta (4) durante o evento Made by Google, que também trouxe o lançamento do Android 14 e os anúncio dos novos Pixel 8 e do Pixel Watch 2. No palco, a empresa exibiu alguns modelos de uso do Assistant With Bard, que deve ser liberado ao público nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Google Assistente ainda mais inteligente

Em um exemplo, foi feito um pedido por uma lista de e-mails importantes recebidos durante a semana, com o assistente mostrando detalhes das mensagens de maneira resumida. A partir disso, seria possível obter informações diretas como o endereço de um compromisso e importar tais dados diretamente ao Google Maps, com direito a cálculo de tempo de descolamento e envio de mensagens a seus contatos informando a previsão de chegada.

Numa demonstração ainda mais avançada, o Google Assistente entregou o melhor caminho para um passeio com o cachorro a partir da foto de uma placa indicando duas rotas em uma trilha. A demonstração foi inserida em um contexto maior, no qual o Bard montou um cronograma de viagem para 10 pessoas, com direito a recomendação de lugares para visitar e uma lista de compras para uma festa que incluiu receitas do que preparar para os convidados.

Continua após a publicidade

Como no caso anterior, as respostas dadas pela inteligência artificial podem ser compartilhadas diretamente com os contatos e também outros aplicativos do Google, como Docs ou Gmail. As redes sociais também fizeram parte da demonstração, com a foto do cachorro passeando recebendo uma legenda automática para ser postada no Instagram.

Para a vice-presidente e gerente do Google Assistente e do Bard Sissie Hsao, a união das duas experiências cria o melhor e mais assertivo assistente pessoal da atualidade. “É uma nova maneira de integrar com o seu celular e abre um mundo de possibilidades, com uma das experiências mais assistivas do mundo”, celebrou a executiva.

Bard cada vez mais integrado

A executiva também apontou a novidade como a continuidade de um trabalho que, nos últimos meses, uniu a IA generativa do Bard a outros apps como YouTube, Gmail, Maps e Docs. Além disso, a ideia é que, no futuro próximo, os novos avanços estejam disponíveis nos mais de 40 idiomas em que o chatbot está disponível, o que inclui o português brasileiro.

Continua após a publicidade

Os testes começam nas próximas semanas, com grupos selecionados de usuários. Depois, a união do Google Assistente com o Bard será liberada a todos; será preciso confirmar com a integração para que ela comece a funcionar no celular.