Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S24 é homologado pela Anatel e ganha primeiro teaser no Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Dezembro de 2023 às 08h55

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Reforçando os rumores de um possível lançamento em 17 de janeiro, o Samsung Galaxy S24 acaba de passar pela Anatel e já está liberado para ser vendido no Brasil. A Samsung também já começou uma campanha de divulgação no país, com novidades sobre "a chegada da IA", o que pode estar relacionado com o maior foco da próxima geração de topos de linha da marca em recursos de Inteligência Artificial, que chegam a ser citados no portal de cadastro.

Identificado pelo número de modelo SM-S921B/DS (com DS indicando o suporte a dois chips SIM), o Galaxy S24 tradicional já foi certificado pela Anatel. Os documentos emitidos pela agência de telecomunicações trazem poucos detalhes sobre o telefone, não chegando a mencionar seu nome, mas há pontos interessantes que podem ser extraídos dos registros, começando pelas fábricas que devem produzir as unidades brasileiras.

Continua após a publicidade

Sem surpresas, as unidades fabris da gigante sul-coreana de Campinas, em São Paulo, e Manaus, no Amazonas, estão entre as responsáveis pela fabricação, ainda que aparelhos produzidos no Vietnã e na própria Coreia também devam ser comercializados por aqui. Também são mencionados o suporte ao 5G, Wi-Fi 6E, NFC e recarga sem fio reversa Wireless Power Share, apesar de a potência não ser citada.

Outra boa nova é que o Galaxy S24 nacional deve continuar sendo vendido com um carregador de 25 W na caixa, seguindo o acordo da Samsung com o Procon, o que indica ainda que o modelo básico deve ao menos manter a compatibilidade com carregamento de 25 W. Por fim, a bateria certificada tem capacidade nominal de 3.880 mAh, significando que devemos ver um aumento de capacidade final para 4.000 mAh, conforme apontavam rumores — em comparação, a bateria do Galaxy S23 tem capacidade nominal de 3.785 mAh, e final de 3.900 mAh.

Paralelo a isso, o Canaltech constatou que a Samsung já começou a campanha de divulgação do lançamento da família Galaxy S24 no Brasil. Em propaganda veiculada no Instagram, a empresa publicou um teaser misterioso com os dizeres "Já pensou ter uma IA turbinando o seu dia a dia?", junto a um link de cadastro para receber novidades. No portal em questão, a companhia afirma que "a IA está chegando", e sugere que teríamos uma "revolução" no mundo dos smartphones.

Continua após a publicidade

Os materiais reforçam outros rumores que indicavam que tecnologias de IA generativa seriam um dos pilares da próxima geração de celulares premium da marca, com uma pesquisa de interesse presente no site estando fortemente ligada aos possíveis recursos que devemos ver nos aparelhos. Além de aprimoramentos de Inteligência Artificial nas câmeras, são mencionados uma função de pesquisa, edição de fotos e tradução.

Ambas as notícias são fortes indícios de que a linha Galaxy S24 deve mesmo ser apresentada em 17 de janeiro, e apontam para um lançamento brasileiro junto ao restante do mundo, estratégia mais que bem-vinda adotada pela sul-coreana a partir desse ano, com a estreia da família Galaxy S23. Se os rumores estiverem certos, não devemos ver algo exatamente revolucionário, mas as novidades devem resultar em um bom upgrade entre gerações.

Ao que se sabe, os novos topos de linha da Samsung chegam às lojas equipados com processadores Snapdragon 8 Gen 3 e Exynos 2400, a depender da região, com visual refinado mais plano, comunicação bidirecional via satélite, laterais em titânio no modelo Ultra e grande foco em Inteligência Artificial, com base no Grande Modelo de Linguagem (LLM) Samsung Gauss. Estão entre os recursos esperados tecnologias curiosas como zoom de rastreamento inteligente e assistente virtual turbinado.