Nova IA da Samsung, Galaxy AI vai traduzir chamadas em tempo real
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Samsung revelou o Galaxy AI, um conjunto de soluções criadas por inteligência artificial para os celulares da empresa. A gigante sul-coreana não entrou em detalhes sobre toda a potência da novidade, mas já antecipou um dos recursos: a possibilidade de traduzir chamadas em tempo real.
- Busca do Google com IA generativa já está disponível no Brasil
- GPTs | OpenAI vai deixar você criar sua própria versão do ChatGPT
Chamada de AI Live Translate Call (“Tradução de chamadas ao vivo por IA”, em tradução livre), a função é integrada de forma nativa ao app de telefone e dispensa o uso de apps de terceiros. Durante uma ligação, será possível traduzir as falas para áudio ou transcrever em texto de forma tão simples quanto “ligar as legendas ao assistir a um programa”, promete a Samsung.
O anúncio ocorreu logo após a empresa revelar o modelo de IA generativa Gauss, que traz a possibilidade para criar texto, códigos de programação e imagens a partir de comandos no melhor estilo ChatGPT. É provável que a tecnologia também seja usada em alguns dos aspectos do Galaxy AI.
A novidade promete melhorar a experiência dos celulares em diversas áreas, incluindo comunicação, produtividade e criatividade. De acordo com a empresa, as ferramentas são uma junção de recursos desenvolvidos no próprio celular e soluções de IA na nuvem.
“A tecnologia móvel tem um poder incrível para permitir conexão, produtividade, criatividade e muito mais para as pessoas, mas até agora não tínhamos visto uma IA móvel impulsionar tudo isso de forma significativa. Galaxy AI é a nossa inteligência mais abrangente até o momento e vai mudar como abordamos nossos celulars para sempre”, comenta o vice-presidente executivo da Mobile eXperience Business da Samsung, Wonjoon Choi.
Lançamento em 2024
A Samsung confirmou a chegada do Galaxy AI para o começo de 2024, mas evitou cravar uma data exata. É provável que a tecnologia chegue com a nova linha Galaxy S24, com lançamento previsto para janeiro, e depois ganhe compatibilidade para outros modelos.
Os anúncios recentes deixam claro que a gigante sul-coreana aposta muitas (ou quase todas) as suas fichas em IA para os próximos anos. O Google também adotou um movimento parecido com o lançamento do Pixel 8, quando reforçou que a inteligência artificial tem um papel tão importante quanto o hardware e o software da nova linha de celulares.