Galaxy S22 Ultra pode trazer sistema de zoom contínuo e câmera sob a tela

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 06 de Maio de 2021 às 14h10
Divulgação/Samsung

Ainda que esteja distante de seu lançamento, se considerarmos o cronograma de anúncio da família Galaxy S21, o Samsung Galaxy S22 Ultra protagonizou um número considerável de rumores nas últimas semanas. Mantendo o DNA premium adotado pelas gerações anteriores, o próximo celular Ultra da gigante sul-coreana deve contar com o que a empresa tem de melhor, em especial no quesito de câmeras.

Agora, o leaker Ice Universe divulgou novidades do dispositivo, sugerindo que o próximo topo de linha da família Galaxy S trará algumas tecnologias de destaque que podem transformá-lo em um campeão de fotografia, incluindo mudanças na câmera periscópio com a adoção de um sistema aprimorado de zoom.

Zoom contínuo é principal novidade

O Galaxy S21 Ultra se destacou pelos avanços que trouxe ao "Space Zoom", o zoom híbrido de 100x da Samsung, ao adotar uma câmera teleobjetiva de 3x acompanhada de uma lente periscópio de 10x. Apesar disso, o espaço entre esses dois valores dependia de zoom digital, com perdas de resolução, já que ambas as câmeras são fixas.

via GIPHY

A próxima geração do telefone resolveria esse problema ao utilizar um sistema de zoom contínuo, com lentes móveis. O alcance seria similar ao do modelo atual, com mínimo de 3x e máximo de 10x, mas mantendo o zoom óptico durante todo o processo, já que não haveria envolvimento do software no processo de magnificação.

A tecnologia, que estaria em desenvolvimento pelas divisões Samsung Eletromechanics e Samsung LSI, é similar à utilizada na teleobjetiva variável do Sony Xperia 1 III, mas superaria a solução japonesa por ter diferentes níveis de zoom, em vez de apenas duas opções. Fora isso, há semelhanças ainda com os sistemas utilizados em câmeras profissionais.

Câmera sob a tela e GPU AMD

O leaker também sugeriu que, além do zoom contínuo, o Galaxy S22 Ultra trará mais duas novidades de destaque. A primeira delas é a câmera sob o display, que pode estrear em dispositivos da marca ainda neste ano com o Galaxy Z Fold 3. A outra é a aguardada estreia do chip Exynos com GPU AMD Radeon, já confirmada para chegar no próximo topo de linha da marca.

Além do zoom contínuo, o Galaxy S22 Ultra pode trazer ainda sensor de 200 MP, câmera sob o display e GPU AMD Radeon (Imagem: Technizo Concept/YouTube)

Rumores mais antigos indicam que a gigante sul-coreana pode trazer ainda um upgrade significativo ao sensor principal, com o uso de um novo ISOCELL de 200 MP. A novidade estaria sendo desenvolvida em parceria com a Xiaomi, que deve ser a primeira a lançar um smartphone com a lente de alta resolução.

Fonte: SamMobile, Ice Universe

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.