Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra com Snapdragon é similar à versão Exynos em teste de câmera

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Abril de 2022 às 08h50

Link copiado!

Samsung
Samsung

Após avaliar o desempenho da versão Exynos, o portal especializado DXOMARK analisou nesta semana a performance de câmeras do Galaxy S22 Ultra com Snapdragon. Mesmo com as diferenças em processamento, que costumam favorecer o modelo com chip da Qualcomm, os especialistas concluíram que nesta geração a qualidade de imagem de ambas as variantes é similar, entregando bons registros, mas passando longe das melhores câmeras em smartphones.

Bons detalhes, mas presença de artefatos

Assim como a variante Exynos, o Galaxy S22 Ultra com Snapdragon é equipado com quatro câmeras traseiras, munidas de sensor principal de 108 MP com estabilização óptica (OIS), ultrawide de 12 MP com campo de visão de 120°, telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e telefoto periscópio também de 10 MP, com zoom óptico de 10x e digital de 100x. Além do hardware encorpado, a Samsung destacou o uso de algoritmos avançados de pós-processamento com IA.

Continua após a publicidade

Segundo o DXOMARK, como pontos positivos, o telefone apresenta balanço de branco preciso, bom nível de detalhes, boa exposição com amplo alcance dinâmico, cores agradáveis e boa exposição em fotos noturnas sem flash, além de isolamento do objeto e gradiente do efeito borrado precisos no modo retrato.

Outros destaques incluem ainda exposição precisa e amplo alcance dinâmico em gravações em boa luz e em ambientes internos, cores e tons de pele agradáveis em vídeos, rastreamento de rosto preciso nas gravações, bem como estabilização óptica efetiva durante vídeos ao andar.

Já entre os pontos negativos estão ruído de luminância em fotos e vídeos, foco automático lento, múltiplos artefatos de imagem como ringing e fringing, fortes instabilidades na qualidade das texturas em fotos registradas com a lente telefoto, forte ringing e perda de detalhes finos em vídeos, e artefatos de balanço de branco em gravações feitas em cenários bem iluminados e ambientes internos.

Continua após a publicidade

Exemplos de fotos

Comparativo de vídeo

Continua após a publicidade

O DXOMARK não divulgou vídeos registrados com o S22 Ultra com Snapdragon, mas publicou um frame da gravação e o comparou com a mesma cena capturada pelo modelo com Exynos 2200. De acordo com os especialistas, os vídeos em ambas as variantes têm qualidade muito similar, com destaque para a boa exposição, amplo alcance dinâmico e o bom sistema de foco automático.

Dito isso, a versão com chip da Qualcomm apresenta algumas peculiaridades desagradáveis, incluindo um excesso de nitidez que resulta em forte ringing em bordas de alto contraste, ponto problemático ao se reproduzir o conteúdo em telas grandes, e altos níveis de ruído em baixa luz, especialmente nos ambientes controlados.

Samsung Galaxy S22 Ultra (Snapdragon): sólido, mas distante dos melhores

Continua após a publicidade

Segundo o DXOMARK, com 131 pontos, o Samsung Galaxy S22 Ultra com Snapdragon entrega performance sólida, mas passa longe das melhores câmeras avaliadas pelo portal. A qualidade do celular premium da Samsung é equivalente ao de nomes como o OppoFind X3 Pro, ao do Vivo X70 Pro com MediaTek e ao Xiaomi 12 Pro, o que o posiciona em um empate na 14ª posição do ranking geral.

Mesmo que se destaque por oferecer amplo alcance dinâmico, bons detalhes e cores agradáveis, o flagship sul-coreano com Snapdragon 8 Gen 1 sofre com limitações como múltiplos artefatos e foco automático lento. Vale lembrar que a versão vendida no Brasil é a equipada com a plataforma da Qualcomm, fugindo das polêmicas de instabilidades de performance enfrentadas pelas gerações anteriores, equipadas com Exynos.

Samsung Galaxy S22 Ultra (Snapdragon): ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 3080 x 1440 pixels, proporção 19,3:9, taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, amostragem de toque de 240 Hz (modo game), pico de brilho de 1.750 nits, HDR10+, Gorilla Glass Victus+
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB, 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 108 MP (Principal, f/1.8, OIS) + 12 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°) + 10 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3x) + 10 MP (Telefoto Periscópio, f/4.9, zoom óptico de 10x)
  • Câmera frontal: 40 MP (f/2.2)
  • Dimensões: 163,3 x 77,9 x 8,9 mm
  • Peso: 229 g
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 45 W
  • Extras: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, NFC, leitor de digitais ultrassônico sob o display, áudio estéreo com Dolby Atmos, carregamento sem fio de 15 W com recarga reversa, certificação IP68, UWB, S Pen embutida
  • Cores: preto, branco, verde e vinho
  • Sistema operacional: Android 12, sob a One UI 4.1
Continua após a publicidade

Fonte: DXOMARK