Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy S22 Ultra com processador Exynos fica fora do top 10 do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech

Lançado no início do mês, o Galaxy S22 Ultra foi o primeiro aparelho da nova linha a passar pelos rigorosos testes de câmera do portal DXOMARK. O modelo avaliado é o europeu, que traz o processador Exynos 2200, e o mesmo conjunto de câmeras dos aparelhos vendidos em outros continentes — portanto, com sensor principal de 108 MP e ultrawide de 12 MP, além de duas telefotos de 10 MP para zoom óptico de 3x e 10x.

De acordo com o site, o aparelho alcança bons resultados em exposição e balanço de cores, mas teve muitas inconsistências em aspectos específicos, como alcance dinâmico, nível de detalhes e ruídos em imagens mais escuras. Por isso, o dispositivo ficou apenas na 13ª colocação do ranking geral de melhores câmeras, atrás de concorrentes como iPhone 13 Pro, iPhone 13 Pro Max, Pixel 6, Pixel 6 Pro e até mesmo o Smartphone for Snapdragon Insiders da Qualcomm, além de modelos de Xiaomi e Huawei.

Câmera principal de 108 MP

Continua após a publicidade

Durante os testes ao ar livre, o dispositivo conseguiu mostrar resultados bastante satisfatórios, o que é esperado de um dispositivo topo de linha. As cores são balanceadas e o alcance dinâmico é eficiente em várias situações, com detalhes abundantes em praticamente todas as seções da imagem capturada. O aparelho mostrou melhora nesse aspecto em comparação com o Galaxy S21 Ultra (Exynos), que poderia deixar o céu superexposto em determinadas condições.

Porém, quando a cena apresenta uma contraluz, o Galaxy S22 Ultra apresentou erros bastante evidentes, em que o nível de exposição é medido de forma equivocada, deixando a imagem bem mais clara do que é o ideal. Detalhes são perdidos em várias partes da foto, algo que não acontece na geração anterior do dispositivo.

Continua após a publicidade

O contraste e qualidade geral das cores foram aspectos bastante elogiados pelo DXOMARK, e o celular chegou a um nível bastante próximo ao iPhone 13 Pro neste quesito — na comparação direta, o aparelho da Apple apresenta tons um pouco mais amarelados e menos saturados, o que não é considerado um problema, mas apenas abordagens distintas por parte de cada marca.

Quando se aplica uma aproximação digital nas imagens feitas com a câmera principal, o Galaxy S22 Ultra apresenta resultados bastante preocupantes em relação ao seu antecessor, já que o nível de detalhes é bem menor. O dispositivo também fica atrás do iPhone 13 Pro Max neste quesito.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o modo retrato tem resultados bastante satisfatórios, com desfoques bastante naturais e recorte preciso do objeto principal em cena. O Galaxy S22 Ultra apresenta uma distância focal equivalente a 66 mm, com um ângulo de visão mais fechado em comparação com o modelo anterior, que fica a 43 mm.

Já o foco automático foi uma área criticada pelo portal, já que o Galaxy S22 Ultra pode apresentar alguns milissegundos de atraso, o suficiente para perder momentos decisivos. A experiência é bastante irregular, já que algumas fotos podem ser capturadas antes ou depois do momento exato de acionamento do obturador — no teste do DXOMARK, a imagem deveria ser gerada no momento em que o modelo passa pela porta, mas não é sempre que isso acontece.

Continua após a publicidade

Alguns efeitos de processamento de imagem foram identificados e criticados, já que podem tirar a sensação de naturalidade da imagem capturada. É o caso do ringing e ghosting, que são visualizados em maior proporção quando o novo aparelho é comparado com o S21 Ultra e iPhone 13 Pro. Porém, o preview do aplicativo de câmera apresenta funcionamento melhor do que no aparelho anterior, pois traz uma exposição mais adequada para o que a cena necessita.

Continua após a publicidade

Quando as condições de luz não são muito favoráveis, o Galaxy S22 Ultra ainda apresenta uma quantidade considerável de ruídos, e as comparações lado a lado mostram que o iPhone 13 Pro traz uma imagem mais "limpa". Porém, o novo modelo da Samsung parece ter um balanço de cores mais acertado em comparação com o modelo anterior, que mostra uma tonalidade rosa pouco natural, de acordo com o que descreve o DXOMARK.

Câmera ultrawide de 12 MP

Continua após a publicidade

A câmera ultrawide do Galaxy S22 Ultra está entre as que sofreram menos alterações em relação ao modelo do ano passado. As cores são balaceadas em tons de pele e outros objetos em cena, e aspectos como saturação e exposição foram considerados satisfatórios pelo DXOMARK.

Câmeras telefoto de 10 MP

Assim como já era esperado, um dos destaques da linha S22 Ultra é a sua câmera de aproximação, que consegue mostrar uma alta quantidade de detalhes mesmo a grandes distâncias do objeto em foco. Porém, como o processamento da imagem é feito com base em múltiplas capturas, há uma certa perda de nitidez nas seções distantes do centro da imagem.

Continua após a publicidade

Quando o usuário opta por utilizar um nível médio de zoom, existem alguns momentos em que o celular não utiliza a telefoto de 3x, e sim a câmera principal com crop — o que pode gerar um nível mais alto de ruído e menos nitidez em comparação com o iPhone 13 Pro.

Vídeos

Continua após a publicidade

No geral, o Galaxy S22 Ultra se saiu bastante bem no teste de vídeos, especialmente em ambientes mais claros. O alcance dinâmico é satisfatório, assim como o contraste e a exposição — porém, o dispositivo ainda ficou um pouco abaixo do iPhone 13 Pro nos detalhes das sombras.

Nos locais mais escuros, o celular tende a deixar as imagens subexpostas, em especial nos tons de pele mais escuros — porém, o balanço das cores foi um aspecto elogiado pelo DXOMARK, assim como a velocidade do foco automático. Por outro lado, o aparelho da Samsung ficou um pouco abaixo no quesito de textura das imagens, e o processamento das imagens pode gerar efeitos pouco naturais em momentos específicos.

Continua após a publicidade

O dispositivo ainda é capaz de oferecer um nível controlado de ruído em diferentes condições de luz, e a estabilização dos vídeos é satisfatória, mesmo que gere algumas irregularidades de nitidez em determinadas cenas.

Continua após a publicidade

No geral, o Galaxy S22 Ultra com processador Exynos recebeu um total de 131 pontos no DXOMARK, avaliação parecida com a que foi recebida por dispositivos como o OppoFind X3 Pro, Vivo X70 Pro e X50 Pro Plus.

Fonte: DXOMARK