Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy A54 5G aparece em primeiro teste com chip Exynos 1380

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Dezembro de 2022 às 09h57

Link copiado!

Samsung
Samsung

Próximo integrante da popular família de intermediários da Samsung, o Galaxy A54 5G foi encontrado no banco de dados do Geekbench 5 reforçando parte da ficha técnica do dispositivo. Como apontavam os rumores, o celular deve trazer o inédito processador Exynos 1380 e, ainda que traga bons avanços sobre o antecessor, entrega performance curiosamente próxima ao de alguns modelos da linha Galaxy A52 apresentada em 2021.

Identificado apenas pelo número de modelo SM-A546B, sem apresentar seu nome comercial no momento, o Galaxy A54 traz um processador também sem identificação, com exceção da placa-mãe, que apresenta código s5e8835. Segundo vazamentos anteriores, esse é o inédito Exynos 1380, que chegaria para suceder o Exynos 1280 do Galaxy A53 5G.

Os dados revelam que o componente possui 8 núcleos, divididos em um grupo de alta performance rodando a até 2,4 GHz e um conjunto de alta eficiência trabalhando a até 2,0 GHz. Não se sabe quais seriam os tipos desses núcleos, mas a expectativa é que se tratem dos Cortex-A78 e Cortex-A55, respectivamente.

Continua após a publicidade

Combinado a 6 GB de RAM, o novo Exynos foi capaz de entregar 776 pontos em single-core e 2.599 pontos em multi-core, avanços respeitáveis em comparação ao Exynos 1280. O antigo chip marcava, em média, 676 pontos com um núcleo e 1.765 pontos com todos os núcleos, o que indica melhorias de 15% e impressionantes 50% para o Galaxy A54.

Curiosamente, se compararmos o resultado vazado com as pontuações obtidas pelo Galaxy A52s 5G, equipado com um Snapdragon 778G, os números são menos empolgantes — o celular mais antigo apresenta 712 pontos em single-core e 2.635 pontos em multi-core, posicionando-se muito próximo ao Galaxy A54.

Olhando para os aspectos positivos, é bom ver o Galaxy A54 atingir o patamar de um modelo mais premium de antigamente sendo o dispositivo padrão da série. A novidade também terá suporte por mais tempo, por ser um lançamento, recebendo ao menos uma atualização a mais de sistema, caso siga o programa atual de updates da marca. Nesse ponto, vale destacar como o aparelho já sai de fábrica com Android 13, como aponta o teste.

Continua após a publicidade

Dito isso, é preciso levar em conta que o Galaxy A52s 5G deve ser encontrado por preços mais acessíveis e, mais importante, deve ter maior compatibilidade com apps e games — não é segredo que chipsets da linha Snapdragon têm preferência por parte dos desenvolvedores, que acabam investindo os recursos de otimização nos chips da Qualcomm por representarem uma base muito maior de usuários — os constantes investimentos da Samsung em alavancar os Exynos são justamente uma forma de tentar reverter este quadro.

Galaxy A54 5G deve estrear no início de 2023

Segundo os rumores, o Samsung Galaxy A54 5G deve chegar no início de 2023 equipado com o inédito Exynos 1380, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento — aspectos reforçados pelo teste vazado nesa segunda-feira (12). O telefone traria ainda suporte a redes 5G mmWave de alta velocidade e ofereceria melhorias significativas nos sensores de câmera.

Continua após a publicidade

Além de uma lente principal de 50 MP, o conjunto triplo abandonaria o polêmico sensor de 2 MP para cálculo de profundidade, tido por muitos como uma adição inútil. Assim como os antecessores mais recentes, a bateria ofereceria capacidade de 5.000 mAh, que combinada ao processamento mais eficiente, entregaria ampla autonomia.

O Galaxy A54 5G ainda não foi confirmado pela Samsung e não possui uma previsão precisa de lançamento, mas é bastante provável que vejamos novidades do telefone em alguns dos grandes eventos do início do ano, como a MWC 2023, em fevereiro.

Fonte: MySmartPrice