Publicidade

Exynos 2400 pode ter GPU com clock duas vezes maior que antecessor

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Tendo ficha técnica misteriosa apesar de já ter sido confirmado pela Samsung, o Exynos 2400 protagonizou um novo rumor que sugere que a gigante conseguiu turbinar de forma significativa as velocidades de operação da GPU Xclipse 940. Ao que tudo indica, a solução gráfica apresentaria clocks duas vezes mais altos que a Xclipse 920, presente no Exynos 2200 do Galaxy S22, o que deve garantir grandes avanços de desempenho ainda que as especificações pareçam ser as mesmas da geração passada.

As informações chegam através do perfil LaidBackDeveloper no X (antigo Twitter), que sugere que a Xclipse 940 pode atingir frequências de 1.095 MHz — em comparação, sua antecessora Xclipse 920, presente no Galaxy S22 e Galaxy S23 FE, trabalhava com clocks na casa dos 555 MHz. Em contrapartida, a publicação indica que a novidade deve manter o número de núcleos do chip antigo, embarcando 6 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 384 núcleos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O rumor acaba sendo reforçado por especificações encontradas no banco de dados do Geekbench 6, em um teste de computação gráfica feito com o Galaxy S24 Plus, identificado pelo número de modelo SM-S926B — o aparelho é esperado para apostar no Exynos 2400 em alguns países, inclusive no Brasil. Assim como citado na postagem, o benchmark mostra que a GPU possui 6 CUs e clocks levemente mais altos de 1.109 MHz, valor que pode ser configurado como margem de erro.

Por ser focado em computação, o registro do Geekbench não representa com total fidelidade o que podemos esperar do desempenho da Xclipse 940, enquanto LaidBackDeveloper não chega a citar expectativas de performance. Dito isso, com os detalhes divulgados, além de outros testes vazados, é possível fazer algumas previsões. A nova plataforma da Samsung vai apostar na microarquitetura RDNA 3, mesma tecnologia presente nas placas de vídeo Radeon RX 7000 da AMD.

Sabe-se que a arquitetura RDNA 3 não traz saltos drásticos de desempenho em comparação à sua antecessora, a RDNA 2, usada na Xclipse 920 e na linha Radeon RX 6000. No entanto, há mudanças notáveis na forma como os cálculos são feitos, compartilhando-os entre uma dupla de núcleos, algo que gera impactos em certas tarefas. Além do mais, o ganho massivo de duas vezes nos clocks deve resultar em bons avanços.

A própria companhia mostrou estar confiante na novidade ao afirmar que o processador terá "uma GPU melhor que a de concorrentes", segundo afirmou o presidente da System LSI (a unidade de fabricação de semicondutores da empresa), Park Yong-in, que sugeriu ainda que a CPU pode ser "70% superior" à usada no antigo Exynos 2200.

Considerando que o Galaxy S24 está previsto para estrear em 17 de janeiro, o Exynos 2400 deve ser oficialmente detalhado antes disso, esclarecendo dúvidas em torno da ficha técnica e da performance esperada. É muito provável que tenhamos novidades durante a CES 2024, marcada para acontecer entre os dias 9 e 12 de janeiro — possibilidade reforçada pela recente revelação da presença da Samsung Semiconductor, a divisão de desenvolvimento de chips e memórias da gigante sul-coreana, no evento.