DXOMARK: OnePlus 9 Pro tem falhas nas câmeras, mas é opção acertada pelo preço
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Oficializado no final de março, após inúmeros teasers e rumores, o OnePlus 9 Pro é o mais recente topo de linha da marca. Além do hardware potente, que inclui Snapdragon 888, até 12 GB de RAM e tela AMOLED com resolução Quad HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, o aparelho se destaca pelo conjunto de câmeras otimizadas pela Hasselblad, famosa fabricante de câmeras profissionais.
- OnePlus Nord 2 tem especificações técnicas vazadas e deve trazer câmera de 50 MP
- OnePlus Nord CE 5G: materiais promocionais vazados confirmam vários detalhes
- OnePlus 9T tem especificações vazadas e versão Pro pode ser descartada
Cerca de três meses após a estreia, o OnePlus 9 Pro chega às mãos dos especialistas do site DXOMARK para ter o desempenho em fotos e vídeos analisado. Com 124 pontos, o topo de linha apresenta algumas falhas, mas é uma boa opção considerando o preço de venda, estando posicionado entre o Galaxy S21 Ultra com Snapdragon e o iPhone 12 Pro Max no ranking de câmeras.
Exposição precisa, mas artefatos visíveis
O OnePlus 9 Pro traz um conjunto de quatro lentes traseiras, com sensor principal de 48 MP, ultra wide de 50 MP, telefoto de 8 MP com zoom óptico de 3,3x e monocromático de 2 MP. De acordo com os engenheiros do DXOMARK, o telefone se destaca pelo balanço de branco preciso na maioria dos cenários, pelo alto nível de detalhes, especialmente em ambientes externos, e pela exposição precisa exibida pelo preview.
Outros pontos positivos incluem exposição precisa do sujeito, com amplo alcance dinâmico em gravações feitas em ambientes internos, foco automático rápido e preciso em vídeos, bom controle de ruído na maioria das gravações e estabilização efetiva.
Como pontos negativos, o portal aponta ruídos cromáticos e de luminosidade em todas as condições, a baixa exposição e a falta de alcance dinâmico em capturas com fundo iluminado, falhas ocasionais do foco automático em fotos, instabilidades na exposição, múltiplos artefatos visíveis em fotos e vídeos, foco instável em fotos com zoom e erros de balanço de branco em ambientes internos e cenários de baixa luz.
Exemplos de fotos
Exemplos de vídeos
OnePlus 9 Pro: opção atraente pelo preço
Segundo o DXOMARK, apesar dos problemas, presentes mesmo diante da parceria com a Hasselblad, o OnePlus 9 Pro entrega bom desempenho, ocupando uma posição próxima ao top 10 de melhores câmeras. Há presença de muitos artefatos, acompanhados de algumas instabilidades no foco e exposição, mas os resultados são bons, com o topo de linha acertando no essencial.
O celular se mostra uma opção sólida, especialmente considerando o seu preço mais em conta frente a rivais semelhantes. Você confere a análise na íntegra neste link.
OnePlus 9 Pro: ficha técnica
- Tela: AMOLED de 6,7 polegadas, resolução Quad HD+ de 3216 x 1440 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+, 10-bit, brilho máximo de 1.300 nits
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
- Memória RAM: 8 GB ou 12 GB
- Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
- Câmera traseira: 48 MP (Principal, f/1.8) + 50 MP (Ultra wide, f/2.2) + 8 MP (Telefoto, f/2.4, zoom óptico de 3,3x) + 2 MP (Monocromática, f/2.4)
- Câmera frontal: 16 MP (f/2.4)
- Dimensões: 163 x 73,6 x 8,7 mm
- Peso: 197 gramas
- Bateria: 4.500 mAh com carregamento rápido de 65 W
- Extras: leitor de digitais óptico na tela, alto-falantes estéreo, 5G, Wi-Fi 6, IP68, NFC, Bluetooth 5.2
- Cores disponíveis: preto, prata e verde
- Sistema operacional: Android 11, sob a OxygenOS 11.2
Fonte: DXOMARK