Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DXOMARK: Galaxy S21 tem desempenho de áudio mediano idêntico ao S21 Ultra

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Maio de 2021 às 07h00

Link copiado!

Samsung
Samsung

Modelo mais básico entre os topos de linha da Samsung, o Galaxy S21 traz um conjunto equilibrado de especificações com alguns cortes pontuais. Mantendo o processamento dos irmãos mais poderosos, com Snapdragon 888 nos EUA e Exynos 2100 no restante do mundo, o aparelho substitui o vidro por plástico na traseira e reduz a resolução da tela para Full HD+.

Outro quesito em que o Galaxy S21 herda as características premium dos modelos mais caros é no áudio. O dispositivo conta com áudio estéreo, acompanhado de diversas tecnologias. O sistema foi testado pelos engenheiros do site DXOMARK e marcou 70 pontos, atingindo desempenho idêntico ao do Galaxy S21 Ultra e empatando em alguns cenários com o ROG Phone 5, apesar do preço mais baixo.

Áudio estéreo com Dolby Atmos

Continua após a publicidade

Assim como o restante da linha, o Galaxy S21 é equipado com dois speakers otimizados pela AKG - um no topo da tela e um na lateral inferior do dispositivo - contando com tecnologia de som surround Dolby Atmos, incluindo as funções Dolby Digital e Dolby Digital Plus. Para gravação, a família oferece zoom de áudio por meio de três microfones, e há a possibilidade de reproduzir músicas em outros dois dispositivos simultaneamente via Bluetooth.

Ainda que se possa pensar que o processador influencie nos resultados, como foi o caso em tela e em câmeras, o DXOMARK concluiu que não há diferenças entre as versões Exynos e Snapdragon, ou mesmo entre os diferentes modelos da família. Todos entregam uma experiência de áudio consistente e satisfatória, ainda que não coloque os topos de linha da Samsung no top 10.

Bom desempenho com ligeira falta de graves e agudos

Continua após a publicidade

De acordo com os especialistas, o Galaxy S21 tem boa performance no geral, apesar de não ser excepcional. Em reprodução, quase não há artefatos, o que faz do dispositivo um dos líderes do quesito, e há boa dinâmica em baixos volumes. Em gravação, o S21 se destaca por contar com bom timbre mesmo em ambientes barulhentos, manter os artefatos sob controle e apresentar um bom equilíbrio de ruído.

Entretanto, o aparelho não é perfeito e tem a ausência de graves e agudos como uma das principais fraquezas. Fora isso, o topo de linha da Samsung tem pouca amplitude e distância e apresenta volume mínimo baixo demais. Na captura de áudio, são citados como problemas as gravações em mono no bloco de notas, a ausência de graves e agudos em vídeo, e apresentação de ruídos de fundo que não aparenta ser natural.

Os engenheiros concluem que, frente a essas características, o Galaxy S21 é um dispositivo adequado para reprodução de áudio, ainda que não se destaque entre os rivais, e uma opção sólida para gravações, especialmente pelo ótimo controle de ruídos. Você confere a análise na íntegra, que toma como base o Galaxy S21 Ultra, no vídeo acima, ou em texto neste link.

Continua após a publicidade

Samsung Galaxy S21: ficha técnica

  • Tela: Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+, brilho máximo de 1.300 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888 (EUA e China) ou Samsung Exynos 2100 (Global)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (Principal, f/1.78) + 64 MP (Telefoto, f/2.0, zoom óptico de 1,1x e híbrido de 3x) + 12 MP (Ultra wide, f/2.2, 120º)
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2)
  • Peso: 169 gramas
  • Bateria: 4.000 mAh com carregamento rápido de 25 W
  • Extras: 5G, carregamento sem fio de 15 W, carregamento reverso, leitor de digitais sob a tela, Bluetooth 5.0, som estéreo de alta definição
  • Cores disponíveis: preto, branco, roxo com bronze e rosa
  • Sistema operacional: Android 11, sob a One UI 3.1

Fonte: DXOMARK (1, 2)