DIZO é nova marca de acessórios da Realme com "novidades" conhecidas
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

Fundada em 2018 como uma subsidiária da Oppo, a Realme é hoje uma marca independente de smartphones focados no custo-benefício. Segundo pesquisa da agência Counterpoint Research, a empresa é a fabricante de celulares que mais cresce no mundo, havendo planos ambiciosos não apenas para a expansão da companhia no Brasil, como também em outros mercados.
- Realme Narzo 30 5G traz chip MediaTek Dimensity 700 e câmera traseira tripla
- Realme Watch 2 Pro é anunciado com oxímetro, GPS integrado, IP68 e mais
- Realme atualiza C25 com novo chipset dois meses depois e rebatiza de C25s
Um desses planos foi a recente fundação da DIZO, nova subsidiária que desenvolverá acessórios e produtos voltados para o seegmento de Internet das Coisas (IoT), atuando como parte do "ecossistema Realme TechLife". Ainda sem lançamentos oficiais, a DIZO protagonizou uma situação curiosa, cortesia do leaker Chun, que já conseguiu comprar algumas das "novidades" da marca.
Nova, mas nem tanto
Em publicação no Twitter, Chun mostra alguns dos produtos da DIZO que foi capaz de comprar, através da varejista Shopee, incluindo os fones DIZO GoPods, GoPods D e o relógio DIZO Watch. As imagens divulgadas pelo leaker indicam que a nova marca não é exatamente nova, já que os produtos são velhos lançamentos da própria Realme.
Os GoPods lembram bastante o Realme Buds Air 2, tendo o acabamento em duas cores como principal diferencial, enquanto os GoPods D são basicamente idênticos ao Realme Buds Q2. Essa também é a situação do DIZO Watch, que parece ser uma versão renomeada do Realme Watch. A diferença, ao menos desses acessórios, é a disponibilidade em determinados mercados.
Vale lembrar que a prática de renomear aparelhos e acessórios para lançá-los em novos países, o chamado rebranding, não é nada nova e, na verdade, é bastante comum, especialmente entre as gigantes chinesas.
A Xiaomi é o caso mais conhecido, com dezenas de aparelhos lançados na China ganhando versões globais sob as marcas Redmi e POCO, enquanto a própria Realme já seguiu um caminho parecido no passado recente, com dispositivos como o GT Neo.
Ainda assim, é provável que vejamos algumas novidades únicas sendo lançadas sob a marca DIZO, como sugerem documentos encontrados no órgão de certificações norte-americano FCC.
DIZO também prepara feature phones
O site GSMArena encontrou no banco de dados do FCC dois feature phones da DIZO, celulares básicos geralmente capazes apenas de realizar ligações, enviar mensagens e navegar pela internet.
O mais premium deles é o Star 500, com uma tela relativamente ampla para a categoria, teclado numérico espaçoso, suporte para dois chips SIM com conectividade 2G, câmera única com flash e bateria de 1.830 mAh.
O Star 300 é mais simples e foca na autonomia, já que traz uma bateria de 2.500 mAh, capacidade enorme para um feature phone. O dispositivo tem tela significativamente menor, visual mais arredondado, câmera única e suporte a dois SIM 2G. Ambos estão marcados como unidades de produção, o que sugere que o lançamento está próximo.