Publicidade

Celulares à prova d'água: 5 modelos que você pode molhar

Por| Editado por Léo Müller | 12 de Maio de 2023 às 15h00

Link copiado!

Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Para considerar um celular à prova d’água, é necessário que o aparelho tenha certificação IP68 ou IP67, pelo menos. Os smartphones com esses graus de proteção podem não só molhar, como também ficar imersos em profundidade máxima de 1,5 metro por 30 minutos. Nas linhas a seguir, listamos cinco celulares à prova d’água que podem acompanhar você no banho e sobreviver a acidentes aquáticos.

Galaxy S24

O Galaxy S24, assim como os outros modelos da linha, tem todas as proteções mais modernas do mercado, incluindo a certificação IP68 que garante resistência à água e poeira. Segundo a Samsung, o celular pode ficar imerso em até 1,5 metro de água doce por, no máximo, 30 minutos.

Continua após a publicidade

Entre os destaques citados no nosso review do Galaxy S24, o aparelho conta com o melhor design da linha Galaxy S desde o Galaxy S21. Além disso, ele tem ótimas câmeras, chipset Exynos 2400 com bastante desempenho, todos os recursos atuais de inteligência artificial do Galaxy AI e sete anos de atualizações do Android.

Apesar de ser um dos melhores celulares de 2024, o aparelho da Samsung não oferece muitas melhorias em relação ao Galaxy S23, que também tem certificação IP68. Para quem não se importa com os recursos de IA e quer economizar, vale a pena buscar o modelo da geração anterior.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Galaxy S23 FE

A Samsung também inclui a certificação IP68 em aparelhos focados no custo-benefício. É o caso do Galaxy S23 FE — intermediário premium que traz alguns benefícios de topos de linha, enquanto economiza em desempenho e bateria.

Como citamos no review do Galaxy S23 FE, o celular se destaca pelo design e conjunto fotográfico semelhantes aos do Galaxy S23. Porém, a bateria não é tão boa, com autonomia de cerca de 18 horas, segundo nossos testes. Em comparação, o Edge 40 Neo, da Motorola, durou 22 horas.

Continua após a publicidade

Apesar de sacrificar desempenho e bateria, o Galaxy S23 FE é protegido contra água e pode ser um dos melhores custo-benefício do mercado, se a Samsung corrigir os problemas com atualizações. Vale mencionar que a fabricante promete quatro versões do Android e cinco anos de updates de segurança para o aparelho.

iPhone 15

O iPhone 15 é um dos melhores celulares à prova d’água da lista. Apesar de ser a versão mais básica dos celulares da Apple, o aparelho de 2023 tem certificação IP68 que, segundo a fabricante, protege os componentes por até 30 minutos em profundidade máxima de até seis metros.

Continua após a publicidade

Equipado com chip da geração passada — o Apple A16 Bionic do iPhone 14 Pro —, o smartphone ainda entrega excelente desempenho e câmeras, como explicamos no review do iPhone 15. Além disso, ele é o primeiro modelo de “entrada” da marca a adotar conexão USB-C (com algumas limitações, porém).

Como esperado, o celular da Apple é o mais caro de todas as opções, custando cerca de R$ 4.800 na versão de 128 GB. Para quem busca um dispositivo da marca, vale a pena buscar versões mais antigas. Todos os modelos a partir do iPhone XS têm certificação IP68.

Os dispositivos mais antigos, como o iPhone 7, iPhone 8, iPhone X, iPhone XR e iPhone SE, contam apenas com certificação IP67. Eles também são à prova d’água, mas podem ficar imersos durante 30 minutos, no máximo, a até um metro de profundidade.

Continua após a publicidade

Motorola Edge 50 Pro

O Edge 50 Pro, da Motorola, é outro celular à prova d’água com bom custo-benefício. Ele é o primeiro smartphone premium lançado pela fabricante em 2024, no Brasil, e traz o chipset Snapdragon 7 Gen 3, além da certificação IP68.

Como apontamos no review do Motorola Edge 50 Pro, o smartphone tem diversos pontos positivos, incluindo construção robusta, câmeras competentes, carregamento de 125 W e despenho acima da média, graças ao processador de última geração.

Continua após a publicidade

Competindo diretamente com o Galaxy S23 FE, da Samsung, o modelo da Motorola é mais caro devido ao chipset mais moderno e ao design mais premium. Para quem busca rodar aplicativos mais exigentes, esta pode ser a melhor opção.

Redmi Note 13 Pro Plus

Continua após a publicidade

Lançado no Brasil no primeiro trimestre de 2024, o Redmi Note 13 Pro Plus é um dos poucos celulares à prova d’água da Xiaomi. Apesar de não ter muitos modelos com certificação IP68, a fabricante chinesa decidiu incluir a proteção para competir com Galaxy S23 FE e Motorola Edge 50 Pro.

Além de sobreviver a possíveis mergulhos, o celular se destaca pelo ótimo desempenho, carregamento rápido de 120 W e câmera principal competente. Esses e outros atributos nós destrinchamos no review do Redmi Note 13 Pro Plus.

Custando cerca de R$ 2.600, o modelo da Xiaomi peca na gravação de vídeos e na duração da bateria. Porém, o celular ainda é uma opção competente para quem busca proteção contra líquidos e não cogita investir em um modelo topo de linha.

Continua após a publicidade