Publicidade

MediaTek Dimensity 7300 e 7300X chegam com 4 nm e melhorias para jogos

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Maio de 2024 às 09h25

Link copiado!

Divulgação/MediaTek
Divulgação/MediaTek
Tudo sobre MediaTek

A MediaTek acaba de atualizar a sua linha de processadores voltados para celulares intermediários com as plataformas Dimensity 7300 e Dimensity 7300X. Elas chegam para substituir o Dimensity 7050, com um salto importante de performance por meio de uma litografia modernizada. 

Afinal, os processadores são produzidos em uma nova arquitetura de 4 nanômetros, contra 6 nm da geração anterior. Na prática, isso significa uma menor distância entre transistores, o que por sua vez permite maior performance para o chip e maior eficiência energética. 

Continua após a publicidade

O MediaTek Dimensity 7300 tem CPU com quatro núcleos Cortex-A78 de alta performance com clocks a 2,5 GHz, aliados a mais quatro Cortex-A55 focados em eficiência energética que operam a 2,0 GHz. De acordo com o que afirmou a empresa, a economia de energia pode chegar a 25% em comparação com as plataformas anteriores de 6 nm. 

Além disso, a GPU Arm Mali-G615 atua em conjunto com uma HyperEngine desenvolvida pela própria MediaTek para melhorar a experiência em jogos. As melhorias de performance incluem 20% mais taxas de quadros, e 20% maior eficiência energética. 

O Dimensity 7300X tem basicamente as mesmas características do 7300, com a diferença do suporte para celulares com duas telas. Por isso, a plataforma deve estar equipada no Motorola Razr 50, dobrável que é esperado com uma nova ampla tela externa, além do painel interno flexível. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Ambos os processadores entregam suporte para RAM LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1, além do processador de imagem Imagiq 950 12-bit HDR que é compatível com captura de dois vídeos simultaneamente. 

Eles ainda são compatíveis com celulares que trazem telas de resolução WFHD+ a 120 Hz, ou Full HD+ a 144 Hz. Já a performance de inteligência artificial (IA) foi dobrada em comparação com o Dimensity 7050, por meio da nova APU 655. 

A MediaTek ainda não confirmou quais dispositivos serão os primeiros a trazer as novas plataformas, mas é provável que eles apareçam a partir das próximas semanas. O Motorola Razr 50 já apareceu em rumores anteriores, incluindo imagens com seu provável visual e especificações.

Fonte: MediaTek