Publicidade

Celulares à prova d'água: 5 modelos que não estragam se caírem na piscina

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech
Realme C75

Ter um celular com resistência contra água representa um nível a mais de comodidade, já que torna-se possível levá-lo à piscina sem medo que estraguem. Atualmente, diferentes marcas oferecem opções com certificações IP avançadas em diversas faixas de preço, desde os dispositivos mais simples até os tops de linha. 

Veja abaixo 5 seleções do Canaltech de celulares à prova d’água:

  1. Realme C75;
  2. Motorola Edge 60 Fusion;
  3. OPPO Reno 13;
  4. Samsung Galaxy S25 Ultra;
  5. iPhone 16.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Realme C75

O Realme C75 está entre os celulares baratos que trazem resistência contra água e são vendidos no Brasil. Ele traz certificações IP68 e IP69, que dão suporte para ele funcionar mesmo após ser mergulhado a 2,5 metros por 12 horas, ou submetido a jatos de alta temperatura — na prática, é a melhor homologação possível para smartphones. 

Como é um aparelho mais acessível, suas especificações são mais voltadas para quem deseja realizar tarefas básicas com o celular, como mexer nas redes sociais e navegar na internet. Mesmo assim, seu conjunto com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno entregará uma experiência sólida por bastante tempo. 

Outro destaque do dispositivo é a sua bateria gigante, com capacidade de 5.828 mAh, que supera diversos rivais intermediários. As recargas acontecem em 45 W, mesma potência do Galaxy S25 Ultra, para retomar a energia do celular em alguns minutos. 

Motorola Edge 60 Fusion

Continua após a publicidade

A Motorola tem feito grandes investimentos para aprimorar a resistência de seus celulares, e um dos frutos disso é o Edge 60 Fusion. Além do IP69, o celular ainda traz durabilidade militar, que garante a sobrevivência do smartphone após quedas superiores a um metro, ou até mesmo em temperaturas extremas entre −20 °C e 60 °C.

Seu conjunto de especificações também se aproxima do segmento intermediário, com um processador MediaTek Dimensity 7300. Sua bateria de 5.200 mAh é grande, mas o maior destaque vai para o carregamento de 68 W, que usa apenas nove minutos para dar carga suficiente para um dia todo. 

Além do modelo Fusion, a linha Edge da Motorola também tem outras opções bastante recomendadas. É o caso do Edge 60 padrão, que tem um conjunto de câmeras mais robusto, ou o Edge 60 Pro, que entrega ainda mais performance com um processador mais rápido.  

Continua após a publicidade

OPPO Reno 13

Por sua vez, a OPPO oferece o Reno 13 como sua opção de celular com resistência IP69, que garante a proteção contra mergulhos de dois metros de profundidade durante 30 minutos. Segundo a empresa, o aparelho também está apto a suportar jatos d’água de até 80 °C de temperatura. 

Neste caso, as especificações já são mais avançadas e permitem rodar tarefas mais pesadas com o processador MediaTek Dimensity 8350. O celular tem um visual que se parece com o iPhone, enquanto a estrutura é feita em alumínio de grau aeroespacial. 

Continua após a publicidade

O sistema de câmeras com sensor principal de 50 MP é outro destaque, com a ajuda da inteligência artificial (IA), para melhorar fotos e vídeos. Se o Reno 13 ainda ficar muito pesado no orçamento, vale a pena procurar a opção mais acessível da família, Reno 13F, que tem até uma bateria de capacidade mais alta. 

Samsung Galaxy S25 Ultra

Continua após a publicidade

Além de ter as características mais avançadas entre os celulares Android vendidos no Brasil, o Samsung Galaxy S25 Ultra ainda conta com resistência IP68. Embora não tenha o IP69 mais avançado, o aparelho da marca coreana ainda é capaz de sobreviver a quedas fortes com construção em titânio, e proteção Gorilla Armor 2 na tela.

Seu conjunto de especificações não abre mão dos melhores componentes, já que ele tem um processador Snapdragon 8 Elite, e câmera principal de 200 MP. Outro diferencial é a lente de zoom óptico de até 10x, o maior nível visto entre celulares atuais. 

Além do modelo Ultra, a Samsung também oferece o Galaxy S25 Plus como uma opção mais barata, mas ainda com a mesma performance. Por sua vez, o S25 é recomendado para quem prefere um celular de tela mais compacta — assim como o aparelho mais avançado, os outros dois mantêm o mesmo nível de certificação IP. 

Continua após a publicidade

Apple iPhone 16

Para quem gosta dos celulares da Apple, a notícia é boa: afinal, a linha iPhone 16 também tem resistência IP68. Na prática, isso significa que o aparelho pode ser mergulhado em até seis metros por 30 minutos, sem dores de cabeça. 

O aparelho possui várias das tecnologias avançadas da Apple, incluindo o botão Controle de Câmera, para tirar fotos e gravar vídeos com uma ergonomia mais próxima dos equipamentos profissionais. Além disso, a chegada de recursos de IA com o Apple Intelligence também é destaque, com a possibilidade de escrever ou revisar textos automaticamente, realizar a transcrição de áudios, e mais. 

Continua após a publicidade

Quem deseja o melhor que a Apple tem a oferecer pode dar uma olhada nos modelos iPhone 16 Pro, que têm uma lente a mais para capturar conteúdos com zoom óptico de até 5x. Outra diferenciação está na estrutura de titânio, que entrega mais resistência e um toque sofisticado. 

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Saiba quais são os limites da proteção IP dos celulares: