Novas imagens mostram smartphone da Meizu rodando o Ubuntu Touch; confira

Por Redação | 08 de Outubro de 2014 às 09h38

Considerado por muitos como saturado, o mercado de smartphones ainda continua atraindo novos players. Sedentos por conquistar uma fatia do bolo, cada vez mais fabricantes apostam em novos aparelhos e até mesmo novos sistemas operacionais para baterem de frente com os populares Android e iOS.

Há algumas semanas, quem entrou nessa ciranda foi a fabricante chinesa Meizu. No fim de agosto, a empresa veio à público e afirmou que estava preparando um "novo e esplendoroso sistema operacional", mas não chegou a detalhar o software. Muitos especularam que tudo poderia não passar de uma nova modificação do Android, enquanto outros apostaram todas as suas fichas no Ubuntu Touch.

Agora, uma série de imagens obtida pelo pessoal do GSM Dome parece confirmar que a aposta do segundo grupo de especialistas estava correta e que o próximo aparelho da chinesa, o Meizu MX4 Pro, virá mesmo com uma versão modificada do Ubuntu Touch.

As imagens confirmam uma série de rumores que vem rondando a internet há alguns dias e, segundo o PhoneArena, é bastante provável que as imagens sejam verídicas. Analisando-as, é possível constatar que a interface do OS é bastante diferente da que estamos acostumadas a ver até mesmo nas diversas modificações de Android. Os ícones dos botões de acesso rápido localizados na parte inferior da tela mostram um design completamente diferente dos tradicionais do Android.

A principal evidência de que o sistema adotado pela chinesa no MX4 Pro não é uma modificação do Android é os ícones de acesso rápido que são bastante diferentes

A principal evidência de que o sistema adotado pela chinesa no MX4 Pro não é uma modificação do Android é os ícones de acesso rápido que são bastante diferentes (Imagem: Reprodução / GSM Dome)

Além disso, screenshots também obtidas pelo site mostram várias referências ao sistema operacional móvel do pinguim, como a presença do mascote na tela de bloqueio e o nome "Ubuntu" no que aparentemente é a tela de aplicativos do sistema.

Uma captura de tela mostra o que provavelmente é a tela de bloqueio do smartphone equipado com o Ubuntu Touch. O pinguim na imagem denuncia o sistema operacional

Uma captura de tela mostra o que provavelmente é a tela de bloqueio do smartphone equipado com o Ubuntu Touch. O pinguim na imagem denuncia o sistema operacional (Imagem: Reprodução / GSM Dome)

Embora o vazamento nos dê uma noção do que o Ubuntu Touch nos reserva, pouco se sabe sobre o aparelho da chinesa e suas capacidades. Rumores indicam que o dispositivo virá com um display de 5,4 polegadas, resolução Quad HD e chip processador Exynos 5430 da Samsung.

Ademais, uma câmera com sensor de 20 megapixels estará presente na parte traseira do aparelho e ele virá com 3 ou 4 GB de memória RAM. Ainda se fala que o botão Home do aparelho também comportará um leitor de impressões digitais, tal qual os iPhones da Apple possuem.

Outra imagem que mostra a natureza do sistema operacional é que possivelmente retrata a tela de apps do aparelho. No canto superior esquerdo há a inscrição

Outra imagem que mostra a natureza do sistema operacional é que possivelmente retrata a tela de apps do aparelho. No canto superior esquerdo há a inscrição "Ubuntu" (Imagem: Reprodução / GSM Dome)

Mesmo já tendo sido lançado oficialmente pela Canonical, o Ubuntu Touch por enquanto vem sendo instalado somente pelos mais fanáticos por software livre e desempenho, já que ainda não há nenhum smartphone que venha com o sistema instalado de fábrica. Se você está curioso para saber como é o sistema e deseja instalá-lo no seu dispositivo, há uma página oficial que fornece o software para download e o passo a passo para a instalação dele em aparelhos como o Nexus 4.

Leia também: Primeiros celulares com Ubuntu devem chegar ainda em 2014

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!