Ubuntu 13.10 e Ubuntu Touch chegam hoje

Por Redação | 17 de Outubro de 2013 às 13h55

A Canonical liberará hoje a versão 13.10 do Ubuntu, o sistema operacional baseado em Linux e, com ele, a primeira versão "final" do Ubuntu Touch, sistema dedicado a dispositivos móveis.

Apesar de muitos "early-adopters" da comunidade de software livre estarem ansiosos para testar o novo sistema operacional, a Canonical diz que o software está sendo liberado principalmente para as fabricantes e operadoras que querem usar a plataforma em seus dispositivos no ano que vem.

Ubuntu

O Ubuntu Touch é compatível com os dispositivos da linha Nexus do Google, incluindo os smartphones Galaxy Nexus e Nexus 4 e os tablets Nexus 7 e Nexus 10. Ele vem com alguns apps já embarcados, como navegador, relógio, previsão do tempo e calculadora, criados por membros da comunidade Ubuntu.

O Ubuntu 13.10 também inclui o SDK (kit de desenvolvimento) e alguns outros recursos para ajudar os desenvolvedores interessados a criar aplicativos para a plataforma. A versão para desktop conta com Linux kernel 3.11 e suporte a mais dispositivos e componentes, além de mudanças nas buscas, no gerenciamento de segurança e refinamentos na UNITY.

Briga para ser a terceira plataforma móvel

Enquanto Android e iOS dominam o mercado de smartphones e tablets, há uma intensa briga pela terceira posição. O Windows Phone vem tendo algum progresso em muitos mercados e a BlackBerry está perdendo terreno. Enquanto isso, outras alternativas vêm surgindo, como o Sailfish OS da Joomla e o Tizen da Samsung, além do Firefox OS da Mozilla. Curiosamente, todas essas plataformas são baseadas em Linux.

A Canonical já tomou um duro golpe recentemente ao não conseguir atingir a meta de 32 milhões de dólares na plataforma de financiamento coletivo IndieGoGo para criar o seu próprio smartphone, então conhecido como Ubuntu Edge. No entanto, o sistema ainda pode e deverá ser usado por outras fabricantes a partir do ano que vem.

Ainda não há um link direto para download do sistema. Os interessados podem entrar neste link e seguir os passos para realizar a instalação da sua nova versão.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.