Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem é Thrawn, o "novo" grande vilão de Star Wars

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Maio de 2023 às 16h35

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

The Mandalorian já tinha dado a deixa, mas Ahsoka veio para confirmar aquilo que todo fã de Star Wars mais queria ver: Thrawn vai mesmo retornar. O personagem é um dos vilões mais icônicos de toda a franquia e não é exagero colocá-lo ao lado de Darth Vader como uma das figuras mais intrigantes e ameaçadoras da saga. E agora ele está caminhando para finalmente fazer sua estreia no mundo do live-action.

E é por nunca ter ganhado uma versão em carne e osso que parte do pessoal que só acompanha Star Wars pelos filmes e séries não conhece Thrawn e não faz ideia da sua importância dentro e fora da história. Mais do que ser esse alienígena azul estrategista e impiedoso que é tido como o herdeiro do Império, ele é também a prova máxima da ligação dos fãs com essa galáxia muito distante.

Continua após a publicidade

Isso porque Thrawn foi criado pela comunidade e se tornou tão interessante que passou a ser tratado como canônico. E, depois de décadas circulando apenas entre os conteúdos voltados para os fãs mais hardcore, o Grande Almirante caminha para se tornar a ameaça que todos vão acompanhar.

A fanfic que deu certo

Você certamente já ouviu falar no Universo Expandido de Star Wars. Muito antes de a gente ter essa avalanche de conteúdo sendo lançado periodicamente no cinema e no streaming, tudo o que os fãs tinham para consumir sobre essa história eram três míseros filmes, alguns especiais bastante questionáveis e, no máximo, histórias em quadrinhos oficiais.

É nesse contexto que a própria comunidade passou a produzir suas próprias histórias, expandindo o universo que George Lucas apresentou na trilogia clássica — daí o nome. E, entre os diversos conteúdos criados nesse período, a Trilogia Thrawn se tornou uma das mais cultuadas.

Continua após a publicidade

Escritos pelo autor Timothy Zahn, os livros davam sequência ao que foi mostrado em O Retorno de Jedi e mostravam que o Império não foi dissolvido como se imaginava, trazendo o vilão como esse militar extremamente habilidoso que se torna o herdeiro de Palpatine a nova sombra que ameaça a galáxia.

É nesse contexto que Mitth’raw’nuruodo — ou apenas Thrawn, para os íntimos — surge no papel desse almirante com um histórico de muitas conquistas durante sua carreira no Império. Na obra de Zahn, ele é apresentado como um líder nato, extremamente inteligente e com incríveis habilidades táticas, sendo um dos melhores comandantes de todo o Império. Não por acaso, ele era uma das raras exceções em que a política imperial racista era relevada. E ele aparece como a ameaça que surge para assombrar os Skywalkers, mais precisamente Ben, o filho de Luke.

Essas histórias foram tão bem aceitas que o próprio George Lucas as aprovou, tratando-as como uma sequência possível para os eventos de Star Wars — um reconhecimento que apenas reforçou o peso de Thrawn perante a comunidade.

Continua após a publicidade

Tanto que, mesmo depois de a Disney comprar a Lucasfilm e tornar todo o Universo Expandido em material fora do cânone oficial, considerando-as apenas lendas da galáxia, as histórias de Zahn seguiram sendo muito influentes.

A maior prova disso é que o autor foi chamado para recontar a história de Thrawn desta vez de forma canônica. Além disso, toda a jornada que ele havia estabelecido em seus livros originais serviram de base para o produtor Dave Filoni levasse para levasse para as animações e agora para as séries e filmes de Star Wars que estamos conferindo.

Continua após a publicidade

O Thrawn canônico

Esse movimento de tornar o personagem canônico não demorou muito. A Disney adquiriu os direitos de Star Wars em 2012 e, já em 2016, a terceira temporada da animação Star Wars Rebels apresentou o alienígena azul como o grande vilão que ameaçava os rebeldes.

A partir disso, a Lucasfilm trouxe de volta Timothy Zahn para que ele escrevesse novos livros com o personagem, adequando sua história ao novo cânone que estava sendo desenhado desde a aquisição. Foi quando uma nova trilogia foi lançada em 2017, sendo precedida por mais alguns livros que mostram a formação do Grande Almirante antes mesmo de ele se tornar um imperial.

Continua após a publicidade

É a partir desse novo conteúdo que o personagem que vai ser apresentado em The Mandalorian e Ahsoka começa a ser construído. Na trilogia Thrawn Ascendancy — e eles foram lançados com esse nome por aqui —, é mostrada toda a construção desse líder antes mesmo do surgimento do Império. É quando vemos como Mitth’raw’nuruodo sempre atuou em defesa de seu povo, os Chessi, e como isso vai ditar seu destino após a queda dos Jedi.

Já nesse período, ainda durante as Guerras Clônicas, Thrawn já demonstrava uma perspicácia e um pensamento tático acima do comum, sendo um combatente muito habilidoso e uma das poucas pessoas na galáxia capaz de navegar nas chamadas Regiões Desconhecidas, a área para além da Orla Exterior tomada de buracos negros e outras ameaças cósmicas.

É por isso que ele acaba embarcando em uma missão com o Jedi Anakin Skywalker, uma relação que surge aqui e vai resultar em uma parceria mais nefasta com o surgimento do Império. É essa primeira aliança que vai facilitar a entrada de Thrawn no exército imperial anos mais tarde.

A princípio, ele tenta se aliar ao novo governo na tentativa de conseguir vantagens para seu povo, mas ele rapidamente passa a subir na hierarquia militar até se tornar um Grande Almirante, comandando o star destroyer Chimaera e a Sétima Frota, transformando-se no terror dos rebeldes.

Continua após a publicidade

Assim como no antigo Universo Expandido, a versão canônica de Thrawn também era um exímio estrategista, do tipo que assimila todo o conhecimento possível sobre seus adversários para poder eliminá-los da forma mais eficiente possível. E é essa mão de ferro que faz com que ele se torne um dos queridinhos do Imperador, que chega a apontar o militar como um de seus servos mais valiosos, ao lado apenas de Darth Vader.

É nesse ponto que ele surge como o vilão de Star Wars Rebels. A animação se passa antes dos eventos de uma Nova Esperança e mostra a formação da Aliança Rebelde como conhecemos, trazendo as diferentes células de resistência que atuavam contra o Império e que levaram a galáxia a um estado de guerra civil. E é o almirante azul que surge para caçar os heróis para tentar acabar com a rebelião.

O desaparecimento de Thrawn e o retorno em Ahsoka

Continua após a publicidade

É em Rebels também que o destino de Thrawn é aparentemente selado. Depois de muito perseguir os rebeldes, o vilão finalmente consegue encurralar os heróis em uma batalha que tinha tudo para colocar um ponto final na Aliança Rebelde. Só que o impossível acontece da forma mais bizarra possível.

Durante esse embate, tanto o Grande Almirante quanto o Jedi Ezra Bridger (o protagonista de Rebels) são puxados para dentro do espaço-profundo por Purrgils, as baleias espaciais de Star Wars — as mesmas que o bebê Yoda vê durante um salto no hiperespaço no início da terceira temporada de The Mandalorian. Com isso, a dupla é dada como desaparecida e segue assim por alguns anos.

E é aí que chegamos ao momento atual da cronologia. Como a saga de Din Djarin e Grogu mostraram, os remanescentes do Império seguem atuando no chamado Conselho das Sombras e é revelado que um de seus planos é preparar as coisas para o retorno de Thrawn para ser o herdeiro de Palpatine — algo que não é consenso nem mesmo entre os vilões.

Continua após a publicidade

Deve ser em torno disso que vamos ver a série Ahsoka se desenvolver. O primeiro trailer destacou que o retorno do Grande Almirante está certo e que ele está mesmo sendo tratado como o Herdeiro do Império, indicando que esse plano do Conselho das Sombras vai começar a sair do papel no seriado. Adicione o fato de quase todo o elenco de Star Wars Rebels estar presente no live-action e a conta fecha.

Além disso, levando em conta o planejamento da Disney com o chamado “Madalorianverso”, que já teve um filme anunciado, é bem provável que o retorno de Thrawn em Ahsoka seja apenas o princípio e que vejamos o vilão ganhando mais notoriedade e se tornando uma ameaça real para a galáxia a ponto de, talvez, ser a peça-chave para a criação da Primeira Ordem de O Despertar da Força.

Sendo assim, o tal longa dirigido por Filoni que vai fechar o arco de Din Djarin e Grogu pode muito bem ser o confronto final entre eles, o restante dos mandalorianos, Ahsoka e todo o pessoal de Rebels contra esse almirante que retornou dos confins do universo para tocar o terror na galáxia. Considerando o respeito de Filoni com o antigo Universo Expandido e a importância que Thrawn sempre teve nele, é um caminho que faz jus ao personagem. Afinal, ele não é comparado a Darth Vader à toa e o live-action precisa comprovar isso.