SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
George Lucas

George Lucas

Nascimento

14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia, Estados Unidos

George Walton Lucas Jr., nascido 14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia (Estados Unidos) é roteirista, produtor e diretor de cinema. Filho de Dorothy Ellinore Lucas e George Walton Lucas Sr., casou-se com Marcia Griffin (1969 - 1983) e depois com Mellody Hobson
(2013 -), tendo quatro filhos: Amanda Lucas, Jett Lucas, Katie Lucas e Everest Hobson Lucas.

Antes de se dedicar ao cinema, George Lucas tinha paixão por carros e corridas, que inspiraram filmes como 1:42.08 e American Graffiti, desejando ser um piloto de corrida. Perdeu o interesse quando sofreu um acidente quase fatal em 1962, entrando na Modesto Junior College, onde estudou, entre outros assuntos, antropologia, sociologia e literatura. Foi quando começou a gravar vídeos.

Depois da transferência para a Escola de Artes Cinemáticas da Universidade do Sul da Califórnia (USC, em inglês), passou a estudar motion picture, onde conheceu Steven Spielberg. Produziu filmes como Herbie, 1:42:08 e 6-18-67, entre outros títulos focando no visual abstrato. Obteve a graduação em belas-artes em 1967, voltado à faculdade no mesmo ano. Em 1969 foi um dos operadores de câmera de Gimme Shelter, dos Rolling Stones.

No mesmo ano, fundou o American Zoetrope junto com Francis Coppola, lançando o filme THX 1138, que não teve tanto sucesso. Em seguida, criou o Lucasfilm, Ltd., lançando American Graffiti como primeiro filme e tentando criar uma adaptação de Flash Gordon. Não conseguindo os direitos, escreveu uma aventura espacial que posteriormente se tornaria Star Wars, influenciado pelos filmes de Akira Kurosawa, lutas de espadas e histórias de fantasia.

George Lucas foi diretor executivo dos dois filmes seguintes de Star Wars, comissionando Irvin Kershner para dirigir The Empire Strikes Back e Richard Marquand para dirigir Return of the Jedi. Escreveu a história dos quatro filmes de Indiana Jones, que teve Steven Spielberg como diretor. Atualmente participa da The Giving Pledge, além de atuar ativamente com filantropia. Sua fortuna é estimada em US$ 5,5 bilhões em julho de 2018.