George Lucas

George Walton Lucas Jr, Criador da franquia Star Wars
  • Nascimento

    14 de Maio de 1944 em Modesto, Califórnia, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 5.6 bilhões (2018)

George Walton Lucas Jr., nascido 14 de maio de 1944 em Modesto, Califórnia (Estados Unidos) é roteirista, produtor e diretor de cinema. Filho de Dorothy Ellinore Lucas e George Walton Lucas Sr., casou-se com Marcia Griffin (1969 - 1983) e depois com Mellody Hobson
(2013 -), tendo quatro filhos: Amanda Lucas, Jett Lucas, Katie Lucas e Everest Hobson Lucas.

Antes de se dedicar ao cinema, George Lucas tinha paixão por carros e corridas, que inspiraram filmes como 1:42.08 e American Graffiti, desejando ser um piloto de corrida. Perdeu o interesse quando sofreu um acidente quase fatal em 1962, entrando na Modesto Junior College, onde estudou, entre outros assuntos, antropologia, sociologia e literatura. Foi quando começou a gravar vídeos.

Depois da transferência para a Escola de Artes Cinemáticas da Universidade do Sul da Califórnia (USC, em inglês), passou a estudar motion picture, onde conheceu Steven Spielberg. Produziu filmes como Herbie, 1:42:08 e 6-18-67, entre outros títulos focando no visual abstrato. Obteve a graduação em belas-artes em 1967, voltado à faculdade no mesmo ano. Em 1969 foi um dos operadores de câmera de Gimme Shelter, dos Rolling Stones.

No mesmo ano, fundou o American Zoetrope junto com Francis Coppola, lançando o filme THX 1138, que não teve tanto sucesso. Em seguida, criou o Lucasfilm, Ltd., lançando American Graffiti como primeiro filme e tentando criar uma adaptação de Flash Gordon. Não conseguindo os direitos, escreveu uma aventura espacial que posteriormente se tornaria Star Wars, influenciado pelos filmes de Akira Kurosawa, lutas de espadas e histórias de fantasia.

George Lucas foi diretor executivo dos dois filmes seguintes de Star Wars, comissionando Irvin Kershner para dirigir The Empire Strikes Back e Richard Marquand para dirigir Return of the Jedi. Escreveu a história dos quatro filmes de Indiana Jones, que teve Steven Spielberg como diretor. Atualmente participa da The Giving Pledge, além de atuar ativamente com filantropia. Sua fortuna é estimada em US$ 5,5 bilhões em julho de 2018.