Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Mandalorian | Qual o futuro de Star Wars depois da temporada 3?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Abril de 2023 às 16h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

A terceira temporada de The Mandalorian terminou com cara de fim de história. Depois de enfrentarem as forças imperiais de Moff Gideon (Giancarlo Esposito) e ajudar a retomada de Mandalore por Bo-Katan (Katee Sackhoff) e demais guerreiros mascarados, Din Djarin (Pedro Pascal) e o bebê Yoda finalmente encontraram um lugar para chamar de lar e tudo termina em paz como verdadeiros pais e filhos.

É um fechamento de história muito bom e que seria um ótimo ponto final para a jornada desses personagens. Só que a gente sabe que não vai ser assim. O showrunner da série, Jon Favreau, já disse que está com o roteiro da quarta temporada escrito, o que significa que o herói mandaloriano vai retornar.

Atenção! Este texto traz spoilers do final da terceira temporada de The Mandalorian!

Continua após a publicidade

Mas qual o caminho que não apenas The Mandalorian, mas todo o universo de Star Wars deve seguir depois de tudo o que vimos até aqui? Os recentes anúncios de filmes e de outras séries casam perfeitamente com o gancho deixado por este fim de temporada, deixando boas pistas do que está por vir dentro da saga. E essas histórias que surgem no horizonte não poderiam deixar os fãs mais animados.

O herdeiro do Império

Os últimos episódios de The Mandalorian deixam bem claro que o Império nunca foi realmente derrotado em Star Wars: O Retorno de Jedi. O Conselho das Sombras mostrou que boa parte das lideranças imperiais segue viva e ativa, atuando clandestinamente pela galáxia e operando um grande plano fora do radar da Nova República. E é aqui em que o futuro da franquia deve apostar suas fichas.

Continua após a publicidade

A série deixa bem claro qual é o nome desses generais: enquanto se passam por senhores da guerra que lutam por espólios do Império e influência em pontos isolados da galáxia, eles trabalham para retomar o poder. E, para isso, precisam de uma nova figura para centralizar o comando. E esse herdeiro é ninguém menos do que o Almirante Thrawn.

O vilão é um velho conhecido dos fãs mais hardcore de Star Wars. Ele surgiu nos livros do antigo Universo Expandido e se tornou tão popular que acabou sendo incorporado ao cânone oficial da saga. Em resumo, ele é um militar do Império extremamente habilidoso e estrategista e, com isso, a escolha perfeita para preencher a lacuna deixada por Palpatine.

É para esse caminho que The Mandalorian aponta. Fica claro que os antigos generais estão mexendo seus pauzinhos para garantir esse retorno — ainda que contrariados, como o próprio Gideon — e isso é algo que vai reverberar no futuro da franquia como um todo.

Continua após a publicidade

O maior exemplo disso está em Ahsoka. A nova série chega ao Disney+ em agosto e o primeiro trailer divulgado não deixa dúvidas de que a caçada a Thrawn vai ser ponto central da trama. Tanto que o ator Lars Mikkelsen já foi confirmado para repetir o papel que viveu em Star Wars Rebels.

E isso deve englobar não só o seriado de Rosario Dawnson, mas o próprio futuro de The Mandalorian e seus personagens. Com Ahsoka tendo apenas uma temporada, é bem provável que a saga de Thrawn se estenda por outras produções, incluindo nas novas aventuras de Din Djarin e Grogu.

E pode ser nesse grande novo arco que o recém-anunciado filme do Mandoverso dirigido por Dave Filoni e que vai encerrar as aventuras do mandaloriano deve se encaixar. Embora nada tenha sido dito até então, faz sentido imaginar que a luta final contra o herdeiro do Império é algo que mereça a tela do cinema e não apenas do streaming.

Continua após a publicidade

O patrulheiro da Nova República

Outra dica deixada pelo último episódio de The Mandalorian é o tom que a próxima temporada deve ter. O capítulo mostra Din Djarin fazendo uma proposta irrecusável para Carson Teva (Paul Sun Hyung Lee): se tornar uma espécie de caçador de recompensas para a Nova República e caçar imperiais que estão atuando na Orla Exterior.

Na prática, o que o herói está sugerindo é se tornar um patrulheiro do novo governo. É algo que faz sentido dentro do ponto anterior, com o mandaloriano encontrando evidências sobre as reais intenções desses senhores da guerra e se deparando com a ameaça de Thrawn e o retorno do Império.

Continua após a publicidade

O curioso é que isso se encaixa dentro do conceito de Rangers of the New Republic, o spin-off de The Mandalorian que foi cancelado após a demissão de Gina Carano da série. Assim, essa jornada que iria pertencer a Cara Dune agora ficará a cargo de Din Djarin e seu filho.

Ainda assim, é uma saída bem interessante, pois permite que a nova temporada mantenha esse clima aventuresco do herói de Pedro Pascal. Assim, ele pode continuar viajando pela galáxia ao lado do bebê Yoda dentro dessa fórmula que vem fazendo tanto sucesso.

Conexão com a nova trilogia

Continua após a publicidade

A gente sabe que The Mandalorian se passa alguns anos depois de O Retorno de Jedi e antes de O Despertar da Força. Isso significa que, apesar de todo o esforço de Din Djarin e de Ahsoka para impedir a ascensão de Thrawn, o Império vai continuar vivo com a ascensão da Primeira Ordem. E a série deixa espaço para que Star Wars continue preenchendo as lacunas entre a trilogia clássica e os últimos filmes.

E há vários elementos que foram deixados no seriado que podem levar a história para o surgimento desses vilões. Além de mostrar os imperiais ainda agindo às sombras da Nova República, ela pode ter deixado algumas pistas que vão conectar com o que o Episódio VII apresentou.

Ainda que o último episódio tenha revelado que a ideia de sequestrar Grogu era para fazer um clone de Moff Gideon com domínio da Força, ainda há brechas que justifiquem o retorno de Palpatine em Ascensão Skywalker, por exemplo. A história do cientista Penn Pershing (Omid Abtahi) ainda está solta demais dentro do seriado e pode ser resgatada para fazer essas amarras.

Continua após a publicidade

O mesmo pode ser dito de Elia Kane (Katy O’Brian), a imperial infiltrada na Nova República. Por mais que ela estivesse claramente trabalhando para Gideon em seu plano de clonagem, ela pode ser a ponte que vai levar para a criação do infame clone do imperador e possivelmente no surgimento de Snoke.

Isso tudo se apoia em um diálogo muito específico desta terceira temporada de The Mandalorian. Durante a reunião do Conselho das Sombras, os militares comentam sobre um tal Projeto Necromante, que parece ser um nome bem óbvio para o plano de trazer Palpatine de volta à vida por meio de um clone.

The Mandalorian está disponível no Disney+.