Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que Wandinha fez tanto sucesso na Netflix? Estudo explica

Por| Editado por Jones Oliveira | 16 de Fevereiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Desde o seu lançamento, em novembro de 2022, a série de fantasia Wandinha conquistou os assinantes da Netflix e se tornou um dos principais acertos da empresa. Assinada pelo famoso cineasta Tim Burton, a produção chegou a ficar no top 10 do streaming durante alguns dias e se tornou uma das séries de língua inglesa mais assistidas em sua semana de estreia, contabilizando 341,2 milhões de horas. E a razão para tal êxito foi esmiuçada em um estudo da Samba TV.

De acordo com o levantamento, há uma série de motivos para Wandinha ter se tornado esse grande sucesso do audiovisual. O primeiro deles é a identificação que o público teve com a própria Jenna Ortega, que vive a protagonista.

Continua após a publicidade

Ortega é considerada uma figura importante para a geração Z, principal público da obra, e seu talento frente às câmeras ajudou a conquistar os assinantes da plataforma. No mesmo ano ela já tinha estrelado o terror de Ti West, X: A Marca da Morte, e o filme apenas marcou um aquecimento para o que viria a ser um dos grandes sucessos da sua carreira.

Outro fator importante, ainda falando em geração Z, foi o fato de a série ter tido êxito também nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde o vídeo de Wandinha dançando viralizou. Já havíamos apontado esse tópico aqui no Canaltech, quando explicamos que a performance da personagem ao som de Goo Goo Muck, do The Cramps, chamou a atenção do público. O vídeo foi replicado por várias pessoas, que fizeram a mesma dança ao som de Bloody Mary, da cantora Lady Gaga.

Outros motivos para Wandinha ter feito sucesso, de acordo com o estudo, foi o fato de o figurino da garota ter chamado atenção. Abusando de peças pretas e góticas, a personagem se veste de maneira única, ressaltando sua autenticidade.

Continua após a publicidade

Wandinha e a identificação com a América Latina

A série de Tim Burton também está incluída entre as produções mais vistas nos lares negros e hispânicos. Isso provavelmente aconteceu porque os espectadores buscam por mais representação nas telas. A própria Jenna Ortega tem raízes mexicanas. Já Luis Guzmán, que vive Goméz (o pai de Wandinha), é porto-riquenho.

“O segredo do sucesso de Wandinha estava enraizado no conteúdo representativo liderado pela estrela da geração Z, Jenna Ortega, que atraiu públicos mais jovens e diversificados com conteúdo pronto para mídia social, como a dança viral no quarto episódio que decolou no Tik-Tok”, garante o relatório.
Continua após a publicidade

Wandinha terá segunda temporada?

Conquistando excelentes resultados com o público e com a crítica especializada, a primeira temporada terminou depois de oito episódios, deixando gancho para uma segunda, que já foi confirmada pela Netflix. Desse modo, o público pode esperar novos episódios em breve.

De acordo com os criadores Alfred Gough e Miles Millar, os fãs verão uma história mais focada na relação entre Wandinha e sua mãe, Mortícia (Catherine Zeta-Jones). Também serão explorados os arcos dos coadjuvantes como a loba Enid (Emma Myres) e a sereia Bianca (Joy Sunday).

Continua após a publicidade

Ainda sem data de estreia definida, especula-se que Wandinha irá preencher o vazio deixado por Stranger Things, quando esta chegar ao fim. Enquanto isso não acontece, você pode rever a produção na Netflix.