Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que explica o sucesso de Wandinha na Netflix?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Dezembro de 2022 às 22h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Desde que estreou na Netflix, a série Wandinhade Tim Burton tem feito sucesso com o público e a crítica. A produção já acumulou mais 752 milhões de horas vistas e ficou em primeiro lugar no top 10 da plataforma em diversos países. Em uma semana, a série de fantasia acumulou 400 milhões de horas assistidas, um feito inédito para uma série em inglês.

Vale lembrar que, no Rotten Tomatoes, a produção também não decepcionou, conseguindo 72% de aprovação da crítica especializada e 86% de avaliações positivas do público.

Esse sucesso se deve à boa direção de Burton e à execlente atuação de Jenna Ortega. Mas não é só isso e há outras razões que impactaram positivamente a série. Pensando nisso, o Canaltech separou seis motivos que explicam o sucesso de Wandinha na Netflix.

Continua após a publicidade

6. Carisma de Jenna Ortega

Não dá para negar que a expectativa em cima da personagem principal era grande, ainda mais que anteriormente ela tinha sido vivida por Christina Ricci, em uma atuação exemplar. Sendo assim, Ortega tinha a missão de criar uma Wandinha que fosse ao mesmo tempo carismática e sórdida, sem fugir do padrão sombrio da Família Addams. E ela conseguiu.

Continua após a publicidade

A Wandinha de Jenna Ortega é sarcástica na medida certa e ao mesmo tempo que é agradável. E não dá para falar que ver Ortega brilhando em cena é novidade, uma vez que ela entrega bons personagens tanto no terror X: A Marca da Morte quanto na série Jane, The Virgin.

5. Amadurecimento de Wandinha

Outro fator importante para o sucesso da série certamente foi o fato de ela mostrar a personagem principal sobre um viés diferente dos mostrados nos filmes.

Na série, Wandinha é uma adolescente que além de ter que lidar com os problemas de relacionamento na escola Nunca Mais, também se envolve em um triângulo amoroso com Ajax (Georgie Farmer) e Tyler (Hunter Doohan).

Continua após a publicidade

Além disso, aprotagonista aparece mais madura e seu relacionamento com Mortícia (sua mãe) é mais explorado.

4. Coadjuvantes fazem a série valer a pena

Por falar em Mortícia, vale falar que os coadjuvantes foram fundamentais para o sucesso de Wandinha. Embora tenham pouco tempo de tela, os membros da Família Addams fazem a produção valer à pena. O destaque fica para Gomez interpretado por Luiz Guzmán e Mortícia vivida por Catherine Zeta-Jones.

Continua após a publicidade

Outra coadjuvante que fez sucesso não só na série como nas redes sociais foi Enid (Emma Myers), a colega de quarto de Wandinha. Por ser o oposto da protagonista, a garota foi um ponto cômico na série e a relação das duas adolescentes divertiu o público.

3. A participação da Mãozinha

É impossível falar em coadjuvantes sem citar um personagem que, com certeza, fez diferença na série: a Mãozinha. Apesar de não ter rosto ou fala, ela ganhou destaque ao acompanhar Wandinha em todas suas aventuras e se tornar sua companheira fiel.

Continua após a publicidade

A Netflix, inclusive, aproveitou tal sucesso e lançou uma campanha de marketing na qual a personagem andava pelas ruas de Nova York assombrando as pessoas.

2. Wandinha x Wednesday

Outro fator que contribuiu para o sucesso da série, especialmente nas redes sociais, foi o fato de o nome da protagonista ter sido traduzido como Wandinha e não como Quarta-Feira (o que seria a tradução literal de Wednesday).

Continua após a publicidade

Na verdade, o Brasil sempre adotou essa adaptação, mas por algum motivo os estrangeiros descobriram isso só por meio da série de Burton e criaram várias postagens sobre o assunto nas redes sociais. Isso ilustra também como a série se popularizou tão rápido.

1. A famosa cena de dança

Continua após a publicidade

Uma das cenas que ficou mais famosa é a que Wandinha dança ao som de Goo Goo Muck, do The Cramps na festa de confraternização da escola. Além do visual gótico da jovem destoar de todo restante dos alunos, sua coreografia também chamou a atenção.

Ela dança de um jeito único e autêntico e parece não se importar com os olhares estranhos do grupo que a observa. Tal coreografia caiu no gosto do público e muitos tentaram reproduzir os passos da adolescente em vídeos nas redes sociais (Twitter e TikTok), o que contribuiu ainda mais para a popularização da série.