Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os Ghostbusters do passado são bem mais bizarros do que você conhece

Por| Editado por Durval Ramos | 05 de Abril de 2024 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/Filmation
Divulgação/Filmation

Antes d’Os Caça-Fantasmas liderados por Bill Murray (A Crônica Francesa), Dan Aykroyd (Irmãos Cara de Pau) e Harold Ramis (Feitiço do Tempo), veio o Trio Calafrio. E acredite, se você viveu sua infância entre os anos 1980 e 1990, talvez se lembre do desenho animado deles, exibido por seis anos pelo SBT como Os Fantasmas.

A animação, na realidade, serve como uma sequência direta de uma série em live action que foi ao ar em 1975. A similaridade do nome e do logo, claro, não é uma coincidência, já que o desenho surgiu justamente no vácuo do sucesso de Os Caça-Fantasmas, que foi lançado em 1984 e quase envolveu uma disputa judicial com a produtora Filmation.

Continua após a publicidade

Só que, antes de as animações desenvolvessem essa estranha rivalidade, a ideia de caçadores de fantasmas pertencia a essa série mais do que bizarra que contava com um humor pastelão e um ator vestido de macaco.

Assim como no xará, The Ghost Busters assume um teor de comédia, além de apostar no bizarro para entreter. Isso aparece, aliás, desde o trio de protagonistas, formado pelo Kong (Forrest Tucker), Spencer (Larry Storch) e Tracy (Bob Burns) — os dois protagonistas, aliás, repetiam uma dupla de sucesso na TV americana, após protagonizarem o seriado de faroeste F Troop entre 1965 e 1967.

A produção com foco infantil fez relativo sucesso na época, embora nada significativo. Com uma única temporada exibida na TV americana há quase 50 anos, ela voltou a chamar a atenção quase uma década depois, justamente pelo lançamento de Os Caça-Fantasmas, que motivou um ressurgimento no interesse e a produção de uma continuação em desenho animado.

Como em As Panteras

Antes de falar sobre The Ghost Busters, é importante deixar algo claro, que você talvez não tenha reparado ainda. Sim, o trio de investigadores do sobrenatural é composto por dois homens e um gorila — e, ao contrário do que você possa imaginar, o macacão de chapéu não é Kong, mas sim, Tracy. Uma das tantas bizarrices de um show que foi criado, justamente, como uma sátira a clichês da televisão e do cinema.

Da mesma forma que As Panteras, que estreou um ano depois confirmando uma das piadas da série, os caçadores de fantasmas recebiam suas missões de uma pessoa oculta, aqui chamada Zero (Lou Scheimer, não creditado em nenhum episódio para manter o mistério). A cada episódio, precisavam combater uma aparição paranormal que estava causando desde pequenos incômodos até ameaçando trazer o apocalipse à Terra.

Continua após a publicidade

As missões eram recebidas em disfarce, normalmente na forma de itens vendidos no supermercado que servia de fachada para a organização de Zero — eles se destruíam ao final da mensagem, ao melhor estilo Missão: Impossível. Ao contrário da série referenciada e também de As Panteras, os Ghost Busters não eram agentes altamente treinados, mas sim, trapalhões com tecnologias e um ar de soberba que beirava o charlatanismo. Outra semelhança com os Caça-Fantasmas liderados por Bill Murray.

É entre o humor físico, a ironia e as situações inusitadas que a série variava. Os mistérios de The Ghost Busters sempre levavam o trio de investigadores ao mesmo local, um castelo nos arredores de uma cidade não nomeada. Eles dirigiam um carro velho e usavam equipamentos esquisitos para despachar os fantasmas de volta para o outro mundo. Sim, mais uma similaridade. 

O ar de série de baixo orçamento era proposital, mas também uma realidade. Todos os 15 episódios foram gravados em sequência, ao longo de um período de nove semanas, enquanto a contratação de Burns para o papel de Tracy envolveu uma chamada por um ator que já possuísse uma roupa de gorila para economizar na produção. À época, ele começava uma carreira como especialista em efeitos práticos e criou a fantasia em seu tempo livre — hoje, ele está aposentado, mas seus créditos incluem sua participação no time de próteses da trilogia O Senhor dos Anéis.

Continua após a publicidade

O fantasma do processinho

Apesar de tudo isso, The Ghost Busters fez relativo sucesso durante sua exibição original, o suficiente para ter uma segunda temporada sinalizada pela rede de televisão CBS. A Filmation, entretanto, não seguiu em frente, já que passava por um corte de custos; o orçamento de uma continuação foi aplicado no seriado que era o principal nome da produtora naquele momento, Shazam!, inspirada no personagem da DC.

Quase 10 anos depois, porém, veio o ressurgimento. Durante a produção do filme Os Caça-Fantasmas, a produtora Columbia Pictures se viu obrigada a pagar um montante não revelado para a Filmation para poder usar o nome. Os criadores Ivan Reitman (Um Tira no Jardim da Infância), Aykroyd e Ramis insistiram nos termos, mas concordaram em unir as palavras, de forma a minimizar a confusão com a série clássica. Assim, The Ghost Busters Ghostbusters seriam coisas diferentes, embora não menos confuso.

Continua após a publicidade

O caso não ganhou as páginas dos jornais, mas o sucesso do longa estrelado por Bill Murray foi notório. Foi por conta dele que, dois anos depois, a Filmation voltou à carga com Os Fantasmas, o desenho animado que servia como continuação para a história original. Em 65 episódios exibidos entre setembro e dezembro de 1986, o gorila Tracy estava de volta, enquanto os protagonistas eram os filhos dos investigadores paranormais originais.

Os tiros, aliás, também foram disparados do outro lado. No mesmo mês e ano, também ia ao ar uma animação d’Os Caça-Fantasmas, exibida no Brasil pela Globo. Enquanto o título nacional replicava o do filme, a versão original chegou às telas como The Real Ghostbusters, ou “Os Verdadeiros Caça-Fantasmas”.

Foram eles, aliás, que venceram mais essa batalha, com seis temporadas exibidas ao longo de cinco anos, enquanto Os Fantasmas teve apenas uma, além de uma música abertura terrivalmente ruim e grudenta. 

Continua após a publicidade

Onde assistir a todos os Caça-Fantasmas?

The Ghost Busters não está disponível em streaming no Brasil, mas a primeira temporada completa da série clássica pode ser assistida no YouTube. O mesmo, aliás, também vale para a animação Os Fantasmas, ainda que nem todos os capítulos estejam na plataforma.

Já os filmes d’Os Caça-Fantasmas estão no acervo do Amazon Prime Vídeo — isso inclui a trilogia original e também a revitalização mais recente, Mais Além. O desenho animado, por outro lado, não está disponível no Brasil.