Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores filmes e séries de comédia policial

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Junho de 2023 às 19h30

Link copiado!

NBC, Columbia TriStar, Warner Bros, Paramount Pictures
NBC, Columbia TriStar, Warner Bros, Paramount Pictures

Histórias de policiais são as favoritas do cinema de ação. Contudo, há um subgênero dentro desse estilo que é ainda mais popular do que a tradicional perseguição de polícia e ladrão: as comédias policiais. São aqueles filmes que misturam todo esse elemento mais intenso de investigação e perseguição que sempre nos cativam com uma boa dinâmica entre seus personagens e algumas situações absurdas para quebrar a tensão.

É uma fórmula bem comum em Hollywood que, embora já tenha sido muito mais forte em meados dos anos 1980 e 1990, ainda traz alguns representantes modernos muito bons. Inclusive, é um formato tão bom que passou a ser replicado também em séries — e repetindo o mesmo sucesso. Basta ver a recente Fubar, primeira série da carreira de Arnold Schwarzenegger e que estreou na Netflix.

E ainda que algumas produções tenham pesado a mão em um ou outro lado — Loucademia de Polícia e Corra que a Polícia Vem Aí são muito mais comédia do que histórias de ação —, há uma vasta lista de filmes e séries que conseguem dosar esses dois elementos em igual medida e trazer um lado mais leve da defesa da lei, mas sem tornar as coisas uma grande piada.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, o Canaltech listou 10 dos melhores filmes e séries de comédia policial para você assistir.

10. The Rookie

Nathan Fillion é um veterano das histórias policiais. Ele já tinha feito muito bem o papel do escritor que ajudava investigações policiais em Castle e, em The Rookie, decidiu vestir a farda de uma vez por todas. Nesta série, ele vive um quarentão que decide encarar a crise de meia-idade indo atrás de um sonho de infância: usar um distintivo e ir atrás dos bandidos.

Assim, ele larga sua vidinha mais ou menos em uma cidade pequena e vai para a caótica Los Angeles se tornar um oficial da lei. Só que ele é o novato mais velho do batalhão e vai precisar não só lidar com as zoações e falta de confiança da sua equipe como se envolver em casos que iam muito além do que ele estava acostumado a viver.

E é justamente nessa tentativa de se provar para todos — e para si mesmo — que os grandes acontecem. Como estamos falando de uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos, os tipos de casos que ele tem de encarar no dia a dia.

The Rookie está disponível no Paramount+ e Globoplay.

9. Anjos da Lei

Continua após a publicidade

A versão moderna da série de 1987 que lançou Johnny Depp ao estrelato chegou aos cinemas em 2012 dirigido pelos então pouco conhecidos Phil Lord e Chris Miller — que viriam a produzir Homem-Aranha Através do Aranhaverso anos mais tarde — e apoiada no carisma da dupla Jonah Hill (O Lobo de Wall Street) e Channing Tatum (Magic Mike). E ela reproduz aquilo que há de melhor na comédia policial: a péssima química entre seus protagonistas.

Você vai notar como a ideia de colocar uma dupla que se odeia para trabalhar junto é quase uma constante dentro dessa fórmula. E, nesse caso, temos esses dois ex-colegas de colégio que nunca foram amigos e se reencontram na academia de polícia. E, depois de formados, eles se veem obrigados a trabalhar juntos em uma missão em que precisam se passar por estudantes do Ensino Médio para prender um traficante.

E a graça da história está justamente nos esforços dessa dupla tentando se passar por alunos enquanto trocam ofensas e alfinetadas sem deixar que isso estrague o disfarce.

Continua após a publicidade

Anjos da Lei está disponível no Prime Video e para compra e locação no Google Play, iTunes e Microsoft Store.

8. Dois Caras Legais

Shane Black é um diretor que foi criado dentro dessa fórmula da comédia policial, seja como roteirista da franquia Máquina Mortífera ou quando dirigiu Beijos e Tiros e até mesmo Homem de Ferro 3 — que também tenta reproduzir essa dinâmica. E se a abordagem não funcionou na Marvel, ele acertou em cheio com Dois Caras Legais.

O filme de 2016 traz Russell Crowe e Ryan Gosling tentando desvendar um crime na Los Angeles dos anos 1970. O primeiro é um oficial contratado para proteger a filha de um figurão do governo. O outro é um detetive pouco habilidoso. E, juntos, eles acabam sendo levados para uma enorme conspiração envolvendo a morte de uma atriz pornô.

Continua após a publicidade

Além de ser uma ideia bem absurda e que coloca todos os personagens em situações bem insanas, a parte mais divertida está na química entre os dois protagonistas. Crowe vive aquela figura durona e mal-humorada que sempre é ótima em papéis assim, o que torna a convivência com o agente de Gosling incrível.

Dois Caras Legais está disponível na Netflix e HBO Max e para compra a locação no Google Play, iTunes e Amazon.

7. Os Bad Boys

Continua após a publicidade

Se hoje temos Will Smith emplacando franquias de ação, tudo começou em 1995 quando ele e Martin Lawrence deram vida à dupla Mike e Marcus em Os Bad Boys. A franquia dirigida por Michael Bay foi um enorme sucesso tanto pelo nível de ação — uma especialidade do cineasta — como pela própria veia humorística de seus protagonistas.

Por isso mesmo, mais do que as intensas perseguições que o longa apresenta, ver a dupla bater boca e não conseguir se acertar enquanto parceiros é o que torna o longa um clássico.

Os Bad Boys está disponível na Netflix, Star+, Paramount+, HBO Max e para compra e locação no Google Play, Amazon, Microsoft Store e iTunes.

6. A Hora do Rush

Continua após a publicidade

Um grande clássico do início dos anos 2000, a franquia A Hora do Rush soube explorar muito bem o carisma de Jackie Chan e todo seu estilo de luta mais acrobático para tornar a série policial uma das coisas mais divertidas do gênero na época. Além disso, a simples presença de Chris Tucker já fazia com que essa dupla fosse incrivelmente divertida.

Só que, como dito, é na pancadaria que A Hora do Rush se destaca. Na história, o inspetor Lee (Chan) é enviado de Hong Kong para Los Angeles para ajudar o FBI a localizar a filha de um diplomata chinês que foi sequestrada. E não demora para que a gente veja por que o ator se tornou uma lenda desse tipo de ação, trazendo lutas muito bem coreografadas.

Aliás, a dica é assistir ao filme dublado, já que as vozes nacionais dos personagens — principalmente de Tucker — são impagáveis e com piadas adaptadas que são melhores do que as originais.

Continua após a publicidade

A Hora do Rush está disponível na HBO Max e para compra e locação no iTunes Google Play.

5. Brooklyn Nine-Nine

A série Brooklyn Nine-Nine fica exatamente na fronteira entre a comédia policial como estamos destacando aqui e o humor sobre policiais. A ideia de mostrar os bastidores de uma delegacia não muito brilhante lembra bastante a fórmula do clássico Loucademia de Polícia, mas as coisas não são tão escrachadas assim e os episódios conseguem balancear bem as piadas com momentos um pouco mais intensos.

Continua após a publicidade

Ao longo das oito temporadas do seriado, acompanhamos os esforços da unidade 99 da Polícia de Nova York, composta por agentes não muito brilhantes. E é com a chegada de um novo chefe é que Jake Peralta (Andy Samberg), Amy Santiago (Melissa Fumero), Terry Jeffords (Terry Crews) e demais membros vão ter que entrar na linha. Divertido na medida.

Brooklyn Nine-Nine está disponível na Netflix.

4. As Branquelas

Continua após a publicidade

Um clássico inquestionável. As Branquelas é um filme pelo qual o brasileiro é apaixonado e que também transita nessa área cinzenta entre a comédia pura e a tônica policial. Até porque a maior parte da graça do filme está nos esforços dos irmãos Marcus (Marlon Wayans) e Kevin (Shawn Wayans) de se passarem por duas patricinhas loiras para conseguirem se redimir por uma missão fracassada.

É a típica comédia besteirol, mas que tem toda a dinâmica policial da qual estamos tratando aqui. Além disso, é um clássico tão grande que não poderia ficar de fora da nossa lista.

As Branquelas está disponível na Netflix e Paramount+ e para locação e compra na Amazon, Google Play e iTunes.

3. Um Tira no Jardim de Infância

Continua após a publicidade

Schwarzenegger em seu auge mostrou que, além de um grande astro da ação, também tem um excelente timing de humor em Um Tira no Jardim de Infância. Dirigido por Ivan Reitman — o mesmo de Caça-Fantasmas e com quem o ator teve uma parceria bastante prolífica nos anos 1990 —, o filme traz um detetive fingindo ser um professor de uma creche para tentar capturar um perigoso traficante.

O problema é que a única informação que possui é que o filho do bandido estuda ali e ele precisa descobrir quem é a criança para poder chegar ao pai e cumprir sua missão. Só que ele vai ver que a vida de professor não é nada fácil, ainda mais quando ele passa a ser passado para trás pelos pequenos.

Um Tira no Jardim de Infância está disponível no Telecine e para compra e locação na Amazon e iTunes.

2. Um Tira da Pesada

Quem conhece Eddie Murphy só pelas suas comédias mais tradicionais não imagina que um dos seus maiores sucessos é justamente na comédia policial Um Tira da Pesada, em que ele vive o agente rebelde Axel Foley. Com seu jeito desbocado e provocativo, ele dá vida a esse personagem que se tornou um ícone nos anos 1980 e que protagonizou uma trama que não só é divertida e engraçada como também bastante intensa.

Tudo isso por causa da jornada de Foley para tentar desvendar a morte de seu melhor amigo. Assim, ele deixa seu trabalho de rua em Detroit e vai atrás das pistas do assassino, o que o levam até à badalada Beverly Hills. O problema é que seus novos colegas de trabalho não gostam muito do seu jeito e vão dificultar tanto sua adaptação quanto sua busca por justiça.

Um Tira da Pesada está disponível no Telecine e para compra e locação no iTunes e na Microsoft Store.

1. Máquina Mortífera

Só que não há franquia que melhor sintetize tudo o que as comédias policiais têm a oferecer do que Máquina Mortífera. A história de Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover) é o equilíbrio perfeito entre a adrenalina que a gente espera de um excelente filme de ação com a dinâmica conturbada de dois parceiros que não se dão muito bem. Ainda hoje, é a obra máxima dentro do gênero.

Assim, temos esse policial veterano às vésperas de se aposentar sendo obrigado a trabalhar com um novo parceiro que é completamente sem freios e impulsivo — uma combinação terrível que resulta em muitos atritos entre eles. Só que isso precisa ser deixado de lado quanto um perigoso cartel de drogas é descoberto e eles precisam dar um tempo nas desavenças para conseguirem capturar os criminosos.

Dirigido pelo lendário Richard Donner — o mesmo de Superman —, Máquina Mortífera se tornou não só um sucesso, mas também uma das franquias mais icônicas do cinema de ação dos anos 1980 e responsável por transformar Mel Gibson em um astro.

Máquina Mortífera está disponível na HBO Max e para compra e locação na Microsoft Store, iTunes, Amazon e Google Play.