Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 melhores super sentai da história

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2023 às 17h00

Link copiado!

Toei Company
Toei Company

A relação do brasileiro com os super sentais é bastante difusa. A maior parte do público — os mais novos, principalmente — conhecem esse estilo de produção com heróis coloridos principalmente por causa de Power Rangers e todas suas diferentes versões lançadas nas últimas três décadas. Só que há também aquele pessoal mais velho que ainda pegou alguns seriados japoneses quando eles foram exibidos por aqui entre as décadas de 1980 e 1990.

Seja lá qual for a referência que você tenha, a verdade é que os sentais já fazem parte do nosso imaginário de cultura pop. Sempre que falamos em heróis de collant combinando ou robôs gigantes, a imagem desses esquadrões especiais vem à nossa mente. A diferença está na referência de cada geração.

Por isso mesmo, é comum que as comparações surjam. Sendo um tipo de história tão tradicional, há versões que são muito boas e outras nem tanto e essa é sempre a oportunidade perfeita de conhecer coisas novas. Assim, o Canaltech listou 10 dos melhores sentais de todos os tempos e te contar por onde você deve começar sua jornada por esse mundo de morfadores e heróis galácticos.

Continua após a publicidade

10. Himitsu Sentai Gorenger

Não dá para falar de sentai sem citar o pai de todos. Himitsu Sentai Gorenger foi o seriado que criou o conceito de sentai em uma época em que eles ainda não eram nem mesmo supers. Lançada originalmente em 1975, ela é a primeira produção da franquia da Toei Company e trazia uma trama bem mais terrena e menos focada nas ameaças espaciais que passaram a marcar o gênero pouco tempo depois.

O Esquadrão Secreto Goranger surge como uma força especial criada por uma liga internacional em resposta ao surgimento de uma grande organização terrorista. Assim, ao invés de alienígenas e monstros, os vilões pertencem a esse grupo chamado Cruz Negra.

Continua após a publicidade

Por ser o pioneiro dos sentais, Gorenger pode parecer bem tosco quando olhamos hoje. Só que toda a premissa e até mesmo essa pegada mais pé no chão fazem que seriado siga funcionando mesmo meio século depois.

9. Battle Fever J

A ideia dos super sentais como super-heróis de verdade começa com Battle Fever J, equipe lançada pela Toei na temporada de 1979 da sua franquia. E essa mudança vem principalmente com a entrada dos robôs gigantes, algo que acabou se tornando uma assinatura desse estilo de história.

Continua após a publicidade

O interessante por aqui é que Battle Fever J já mostra a intenção da Toei de exportar o conceito e levar seus heróis coloridos para além do Japão. Tanto que os personagens adotam temáticas de países, trazendo figuras como o Battle França, a Miss América e o Battle Cossaco.

E tanto o caráter heróico quanto o internacional nasce do fato que o super sentai nasce de uma parceria da Toei com a Marvel, que enxergou já naquele momento o potencial dessas histórias — e que abriu as portas para a criação do tokusatsu do Homem-Aranha.

8. Samurai Sentai Shinkenger

Continua após a publicidade

Trazendo nossa lista para um período um pouco mais recente, temos Samurai Sentai Shinkenger. Como o próprio nome diz, o esquadrão que protagonizou a temporada de 2009 da série é totalmente inspirado na cultura nipônica e na tradição dos samurais — o que torna a estética dos heróis bem interessante.

É claro que isso traz algumas características que soam um pouco estranhas para nós, como a do clã responsável por conter espíritos malignos ou de sua busca por novos vassalos para ajudá-lo a enfrentar esse mal. Ainda assim, nada que não seja facilmente assimilado em prol de batalhas muito divertidas e uniformes com visuais incríveis.

Embora nunca tenha sido exibido no Brasil, muita gente conferiu essa fase a partir da versão americana na temporada de Power Rangers Samurai.

Continua após a publicidade

7. Choudenshi Bioman

Se a gente conhece Power Rangers hoje, é por causa de Bioman. Foi graças a Choudenshi Bioman que o produtor israelense Haim Saban conheceu os super sentais e viu ali a oportunidade de levá-los para os Estados Unidos — algo que Stan Lee já tinha tentado alguns anos antes, mas sem sucesso.

O executivo viu aqueles heróis coloridos durante uma viagem ao Japão e teve a ideia de levar aquele formato para o resto do mundo. E a grande sacada que ele teve e que o colocou à frente da Marvel foi adaptar o conteúdo com atores ocidentais para tornar o conteúdo mais palatável para este canto do mundo.

Continua após a publicidade

O diferencial de Bioman em relação aos demais sentais é o foco que ele dá aos robôs gigantes, algo que até então era muito pouco explorado. Mais do que ser apenas a arma final dos protagonistas, eles eram parte central da trama e até mesmo os vilões tinham suas máquinas de combate a cada novo episódio.

6. Kaizoku Sentai Gokaiger

Lançada em 2011, Kaizoku Sentai Gokaiger foi uma forma bem interessante da Toei de celebrar os 35 anos de seus super sentais. Embora a temática da equipe fossem os piratas — o que por si só já é algo bem legal —, o seriado trazia várias referências e participações de todas as temporadas anteriores.

Continua após a publicidade

Há uma cena muito boa de Gokaiger, inclusive, em que há dezenas de outros heróis coloridos na mesma cena, deixando bem claro o quanto aquele universo é comemorativo.

No ocidente, Kaizoku Sentai Gokaiger se transformou em Power Rangers Super Megaforce — que também aproveitou para fazer esse crossover com as gerações anteriores.

5. Choujin Sentai Jetman

Continua após a publicidade

Falemos dos clássicos. Choujin Sentai Jetman é a versão de 1991 dos super sentais japoneses e tido como uma das melhores temporadas da franquia. Mais do que isso, os heróis com temática de pássaros são considerados os salvadores do gênero, já que a Toei cogitou encerrar a produção por causa do fraco desempenho de seus antecessores Turboranger e Fiveman.

E o segredo dessa revitalização está no tom das histórias, que passaram a mirar tanto o público infantil como também um pessoal mais velho. Isso estava muito representado na figura do Black Condor, o rebelde do grupo e que rapidamente se tornou o queridinho dos fãs.

4. Gigantes Guerreiros Goggle V

Continua após a publicidade

Se Battle Fever J trazia os heróis coloridos com temáticas nacionais, Goggle V apostou em representações culturais como o centro da exploração. Assim, tínhamos desde representações de tradições asiáticas e muçulmanas — passando por incas e até atlantes — para dar poder ao grupo.

A trama gira em torno da ciência, mostrando como o conhecimento pode ser usado tanto para o bem como para o mal. Assim, temos os cinco heróis sendo recrutados por aqueles que querem levar a humanidade em direção ao seu futuro.

Goggle V foi exibida no Brasil no início dos anos 1990 pela Band e, mais tarde, pela Record.

3. Power Rangers

Continua após a publicidade

É impossível falar de super sentais sem citar Power Rangers. Embora os fãs mais conservadores do gênero não gostem da adaptação ocidental da franquia japonesa, ela só ganhou fôlego neste canto do mundo graças aos adolescentes de Alameda dos Anjos que controlavam robôs baseados em dinossauros.

Tanto que a temática é muito mais conhecida pela versão americana do que pelo original Zyuranger. Foi com Jason, Billy, Tommy, Kimberly, Zack e Trini que o público descobriu esse universo e se apaixonou. Não por acaso, o especial de 30 anos lançado pela Netflix agradou tanto aos fãs.

A temporada original de Power Rangers está disponível na Netflix.

2. Comando Estelar Flashman

Um dos super sentais clássicos que chegaram ao Brasil no início na virada dos anos 1980 e 1990 — sendo o segundo do gênero a aportar por aqui. E é justamente o fator novidade que faz de Flashman um sucesso no país.

Além disso, a história é bem divertida por apostar bastante na ficção científica. Os heróis são sequestrados por caçadores espaciais quando crianças e passam duas décadas treinando em um planeta distante e retornam à Terra como Flashman para impedir os avanços de um imperador galáctico.

Outro ponto que ajudou a popularizar Comando Estelar Flashman é o ótimo design do robô gigante — na verdade, eram dois modelos usados pelos personagens —, o que rendia a melhor parte dos episódios.

1. Esquadrão Relâmpago Changeman

Esquadrão Relâmpago Changeman é o melhor sentai de todos os tempos já pelo seu nome. Fale em voz alta e repare como ele já traz toda a imponência e grandiosidade que os heróis carregam.

Sob a temática de criaturas mitológicas, Changeman foi um fenômeno no Brasil nos anos 1980 e ajudou a pavimentar a chegada de outras produções do gênero — assim como outros tokusatsus.

E o curioso é que ele faz isso sem ter uma história revolucionária. Assim como Flashman, a trama também é sobre um grupo de heróis que tenta impedir o avanço de um imperador do mal. Assim, o segredo para o sucesso de Change Dragon e companhia é justamente o tema e o carisma de seus personagens.