Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença de Super Sentai e Tokusatsu?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Abril de 2023 às 15h00

Link copiado!

Toei Company
Toei Company

Embora os doramas sejam as grandes estrelas da produção oriental da atualidade, a verdade é que as coisas nem sempre foram assim. Há não muito tempo, as referências de séries vindas do Japão eram coisas mais fantasiosas e aventurescas, mais especificamente os tokusatsus e os Super Sentais.

Tanto que é bem provável que você já tenha ouvido esses termos em algum momentos, mesmo não sendo um consumidor desse tipo de história. Entre os anos 1980 e 1990, tivemos uma invasão de conteúdo japonês chegando às telas brasileiras e esses dois gêneros se destacaram ao lado dos animes.

E justamente por terem chegada por aqui juntos e mirando quase no mesmo público, é comum que haja uma certa confusão entre uma coisa e outra. Jaspion, Changeman, Power Rangers, Jiraya… Ainda que a gente tenha guardado todos esses seriados em um mesmo canto da memória, tokusatsus e Super Sentais guardam suas diferenças e são bem mais do que apenas as séries japonesas que nos apresentaram no passado.

Continua após a publicidade

Entendendo a diferença

A confusão é mais do que compreensível e, de certo modo, não está totalmente errada. Isso porque, no fim das contas, estamos falando das mesmas coisas — ou quase.

A melhor forma de entender a questão como um todo é entender o tokusatsu como esse grande gênero que engloba a maior parte das produções de fantasia e ficção-científica feitas no Japão. Sabe aquelas histórias de herói contra um monstro gigante com muito efeito especial? Pois é exatamente disso que estamos falando.

Continua após a publicidade

Até porque o termo tokusatsu nasce disso. Ele é a abreviação da expressão tokushu kouka satsuei, que nada mais é do que “filme de efeitos especiais". É um nome que passou a ser usado em meados da década de 1950, quando o cinema e a TV passaram a usar esses efeitos para criar histórias fantásticas de monstros e heróis.

Basta pensar em alguns tokusatsus clássicos para entender do que estamos falando. A começar do bom e velho Ultraman às diferentes gerações de Kamen Rider para visualizar a estética e todo o espírito que engloba esse tipo de série.

Continua após a publicidade

Com o tempo, é claro, essa linguagem passou por diversas mudanças e diversos conceitos e elementos foram atualizados — mas a essência permanece a mesma. Basta ver que os tokusatsus recentes seguem dentro da mesma estrutura: heróis de armaduras, transformações, monstros gigantes e algumas lutas em uma pedreira isolada com explosões ao fundo.

O grande ponto é que, como você bem deve imaginar, tokusatsu se torna um termo muito amplo. Ele descreve praticamente qualquer aventura de fantasia feita no Japão e, por isso, não é errado tratar todas as séries que chegaram por aqui entre os anos 1980 e 1990 como tal. É uma generalização que, apesar de tudo, não está errada.

Assim, o que acontece é que o tokusatsu passa a ter pequenas subcategorias que vão delimitar melhor os diferentes seriados que ele abrange. Vão ter os tokusatsus de kaiju, que nada mais são do que as histórias de monstros gigantes, como o bom e velho Godzilla. Já os Henshin vão trazer os heróis que se transformam, como o próprio Ultraman e Kamen Rider.

Continua após a publicidade

Um dos maiores ícones dos tokusatsus no Brasil, O Fantástico Jaspion, se enquadra em outra subcategoria, os Metal Heroes. Como o próprio nome diz, é um estilo que engloba todos esses personagens de armadura metálica que surgiram no final do século passado, incluindo Jiban, Winspector e até o ninja Jiraya.

E o que são os Sentais?

E é aí que entram os Super Sentai. Afinal, aventuras com essa pegada de fantasia e ficção científica com monstros gigantes é algo que descreve muito bem Power Rangers e todo esse universo de heróis coloridos. Por isso mesmo é que os Super Sentais são mesmo tokusatsus.

Continua após a publicidade

No caso, estamos falando de outra subcategoria do estilo. Na verdade, os Super Sentais são algo bem mais específico. Esses seriados são, na verdade, uma franquia que se tornou tão icônica que passou a ser tratada como um gênero por si só.

Em 1975, a Toei criou um seriado protagonizado não apenas por um herói mascarado, mas cinco. A ideia era realmente ser um esquadrão (sentai, no japonês) de pessoas superpoderosas que defendiam o planeta de vilões e extraterrestres. E a coisa deu tão certo que passou a evoluir.

O que começou como uma coisa quase amadora passou a ganhar regras bem definidas à medida que a popularidade dessas histórias foi crescendo. Os uniformes foram padronizados, as equipes ganharam temas a cada nova temporada e eles ainda passaram a contar com o reforço de robôs gigantes. Era uma combinação que tinha tudo para dar certo mesmo.

Continua após a publicidade

Com um novo time sendo apresentado a cada temporada, a quantidade de heróis coloridos se tornou tão grande e variada que é fácil entender por que os Super Sentai passaram a ser vistos como um gênero à parte. Além disso, o sucesso de Power Rangers no Ocidente ajudou a tornar esse tipo de produção maior até do que o estilo no qual está inserido.