Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

La Casa de Papel: Coreia | Conheça as máscaras Hahoetal usadas na série

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Junho de 2022 às 10h00

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

Depois do sucesso de La Casa de Papel, produção da Espanha, a Netflix anunciou que a série ganharia uma nova versão quando a original chegasse ao fim, desta vez feita na Coreia do Sul.

Batizada de La Casa de Papel: Coreia, a trama é uma nova aposta da plataforma de streaming do país asiático, após acompanhar o rápido crescimento de Round 6, sua produção mais popular até então. A nova série é um pouco diferente da original, e entre as mudanças está a máscara usada pelos ladrões, trazendo uma representação local.

Continua após a publicidade

Enquanto na versão original, da Espanha, a máscara usada pelos ladrões era com o rosto caricato de Salvador Dalí, pintor espanhol e um dos maiores artistas que o mundo já viu, na produção coreana a história é outra. As máscaras escolhidas são as Hahoetal, que também trazem um significado.

O que são as máscaras Hahoetal de La Casa de Papel: Coreia?

Na série La Casa de Papel: Coreia, o Professor é interpretado pelo ator Yoo Ji-tae, e o personagem, claro, é o responsável pela escolha da máscara e o que ela significa culturalmente.

Continua após a publicidade

Conhecida também como apenas Hahoe, a máscara começou a ser usada ainda no século 12 nas cerimônias teatrais Hahoe byeolsingut talnori, que contavam com danças performadas por pessoas mascaradas a pedido dos deuses. Em declaração ao Centro Cultural Coreano, Kim Dong-pyo, diretor do Museu da Máscara Hahoe, explica que existem diferentes tipos de máscara, todas bastante expressivas, e que elas refletem as principais classes sociais da época.

"Havia o literato governante, o aspirante a acadêmico, seus servos e os plebeus", exemplifica o especialista. "Eles aparecem apenas como máscaras, independente de seus status. Se você olhar para a expressão delas, há uma expressão realista da dinâmica de cada classe social", completa. Das 12 máscaras originais criadas na época, somente nove foram guardadas. As Hahoe eram feitas à mão, esculpidas em madeira.

As máscaras são conhecidas como uma das mais belas e importantes imagens que representam a cultura da Coreia do Sul, e o governo do país até nomeou as peças como o tesouro nacional nº 121 em 1964. Hoje, as danças podem ser vistas na Vila Folclórica de Hahoe para turistas durante um festival internacional que acontece sempre em outubro.

Continua após a publicidade

A origem das máscaras Hahoetal, além da Vila Folclórica de Hahoe, também está registrada na Vila Byeongsan e Província de Gyeongsang. Visitando o Museu Nacional da Coreia, você pode conferir de perto as máscaras Hahoe antigas. No vídeo abaixo, você pode ver (com legendas em inglês) como eram essas máscaras e a explicação de cada uma.

Sobre o que é La Casa de Papel: Coreia?

A história da adaptação da série espanhola La Casa de Papel para a Coreia do Sul também envolve política e protestos. Quando as duas Coreias, Norte e Sul, se unificam, uma moeda também única é criada. Com isso, quem é de classe social alta fica ainda mais rico, e quem tem menos condições financeiras fica cada vez mais pobre.

Continua após a publicidade

Então, Professor recruta os melhores ladrões da região para praticar um assalto extremamente bem elaborado na Casa da Moeda: roubar 4 trilhões de wons e desaparecer sem deixar rastros. Os personagens terão os mesmos nomes dos criminosos já conhecidos, como Tóquio e Berlim, com algumas diferenças de personalidade.

A estreia de La Casa de Papel: Coreia acontece nesta sexta-feira, 24 de junho, na Netflix.

Fonte: Korean Cultural CenterGoogle Arts & Culture/Wikipedia