Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Doctor Who | O que esperar do especial de 60 anos da série?

Por| Editado por Durval Ramos | 24 de Novembro de 2023 às 15h17

Link copiado!

Divulgação/BBC
Divulgação/BBC

A série Doctor Who completa 60 anos de existência em 2023 e, para celebrar a data, a BBC preparou uma reformulação de peso tanto para o seriado quanto para o personagem. Prestes a assoprar sua sexagésima velinha, a produção entra em uma nova era com um novo Doutor (com uma cara bem conhecida), novas histórias e uma nova casa para suas aventuras fora do Reino Unido.

E essa nova fase do personagem e do seriado começa em um especial em três partes que o canal britânico preparou em parceria com o Disney+, que vai transmitir a série a partir de agora no restante do mundo. Os episódios serão lançados semanalmente no streaming do Mickey a partir do dia 25 de novembro e farão uma bela homenagem ao passado do protagonista como também um belo aceno para aquilo que o aguarda no futuro — o que faz bastante sentido para um viajante temporal.

Mas o que realmente desperta a curiosidade dos fãs em relação a esse especial de 60 anos de Doctor Who é como ele vai amarrar essa celebração com o retorno de David Tennant e Catherine Tate ao elenco principal e a promessa da chegada de Ncuti Gatwa (Sex Education) como o mais novo Doctor.

Continua após a publicidade

Qual é a história dos especiais de 60 anos de Doctor Who?

Antes de falar exatamente sobre o que se tratam os especiais, é necessário contextualizar para todos o que é Doctor Who. A série da BBC gira em torno do Doutor, um Senhor do Tempo do planeta Gallifrey que roubou uma nave, que serve como máquina do tempo, e saiu pelo universo. Por um defeito na nave, chamada de TARDIS, sua camuflagem travou com a aparência de uma cabine de polícia do Reino Unido.

Os Senhores do Tempo têm longos períodos de vida, sendo quase imortais, sendo capazes de se regenerar caso fiquem à beira da morte. A cada regeneração, além de uma nova aparência, eles ganham personalidades um pouco diferentes, ainda que tragam as memórias de suas versões anteriores.

Continua após a publicidade

Ao longo de suas seis décadas de existência, a série já mostrou o Doutor salvando o universo inúmeras vezes, mas isso custou amigos e sua própria vida, já que, atualmente, ele se encontra na sua décima quinta versão, apesar de ser chamado de 14º Doutor (existe uma regeneração que é chamada de Doutor da Guerra que não é numerada e apareceu no aniversário de 50 anos da série).

É essa nova versão que chega aos especiais de 60 anos. Mas ela vem com um algo a mais para chamar a atenção dos fãs, já que ela traz de volta o ator David Tennant (Belas Maldições) ao papel desse alienígena temporal. Ele viveu o Doutor entre os anos de 2005 e 2010, sendo considerado uma das melhores encarnações do personagem. Por isso mesmo, a expectativa do público.

Durante sua regeneração da 13 ͣ Doutora, interpretada por Jodie Whittaker (Ataque ao Prédio), a nova versão trouxe a mesma aparência de um Doutor do passado, novamente interpretado por David Tennant.

Continua após a publicidade

Os três especiais de 60 anos de Doctor Who devem explorar exatamente o motivo pelo qual o 14º Doutor tem a mesma aparência do 10º, além de explicar a presença de uma antiga companheira do Senhor do Tempo, Donna Noble, interpretada por Catherine Tate (The Office).

No meio desse bolo todo, uma ameaça à Terra na forma de uma versão de um vilão da série dos anos 1960, chamado Celestial Toymaker, interpretado por Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), surge e está atrás do Doutor.

Mas Ncuti Gatwa não era o novo Doctor Who?

Continua após a publicidade

Antes de a última temporada de Doctor Who ter se encerrado, foi anunciado que Ncuti Gatwa, de Sex Education e Barbie, teria sido escolhido para ser o novo Doutor. Muitos estranharam quando David Tennant foi anunciado para os especiais de aniversário, o que fez muita gente especular que os episódios que chegam nas próximas semanas poderiam ser um retcon estrelado pelo 10º Doutor.

Quando a temporada acabou e Jodie Whittaker se regenerou em Tennant, todos ficaram pensando "Mas e o Ncuti?".

Já foi confirmado que o período de Tennant como o 14º Doutor deve ser curto, durando apenas os três especiais, que terminarão com o personagem regenerando no 15º Doutor, esse sim interpretado por Gatwa. Por isso mesmo, as comemorações do sexagenário são mais do que obrigatórios para quem quiser conferir a estreia de Gatwa na série.

Continua após a publicidade

Onde assistir Doctor Who?

Durante muito tempo, os direitos pelos episódios de Doctor Who correram na mão de várias emissoras e serviços de streaming no Brasil. Na época das comemorações dos 50 anos da série, que teve direito ao episódio especial de aniversário sendo exibido nos cinemas de todo o Brasil, a série era transmitida pelo canal BBC Brasil, além de estar disponível na Netflix.

Após passar um tempo na Globoplay, agora, através de um acordo global com a BBC, a série será transmitida com exclusividade na Disney+. O único problema desse acordo é a disponibilidade de todos os episódios da série.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma produção com seis décadas de episódios, acreditava-se que a Disney+ colocaria em seu catálogo, pelo menos, as temporadas do chamado Novo Doctor Who, que consiste no período de 2005 até 2022.

Porém, com a nova temporada e especiais marcando uma nova era para a série, a BBC vê a estreia como um novo começo para Doctor Who, podendo assim, trazer novos espectadores sem o peso de sessenta anos de história pairando sob suas cabeças. Por isso, até o momento, foram confirmados apenas os novos episódios no streaming da Disney.

Quando Doctor Who estreia na Disney+?

Continua após a publicidade

A grande estreia de Doctor Who acontece no dia 25 de novembro, às 15h30, na Disney+. Os dois próximos especiais de aniversário da série serão disponibilizados semanalmente, todos os sábados, no streaming.

A nova temporada, já estrelada por Ncuti Gatwa, deve estrear no primeiro semestre de 2024.