Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica Servant | Thriller do Apple TV+ entrega respostas e tem fim satisfatório

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Março de 2023 às 21h30

Link copiado!

Apple TV+
Apple TV+
Tudo sobre Apple

Quatro anos após a estreia no Apple TV+, Servant, uma das primeiras produções originais da plataforma de streaming, chegou ao fim em sua quarta temporada.

Servant é um thriller que saiu da mente de M. Night Shyamalan, um dos maiores nomes do gênero, e surpreendeu com uma história bizarra, misteriosa e envolvente.

A série demorou para trazer respostas concretas sobre o que estava acontecendo, mas conseguiu prender o espectador entregando muito suspense, além de boas atuações e bons personagens, tudo isso com uma estética sombria e poderosa.

Continua após a publicidade

Atenção: esta matéria conta com spoilers de Servant!

A quarta e última temporada de Servant estreou no início de 2023 e agora chegou ao fim após 10 episódios. A série conta a história de Dorothy, uma repórter que sofre com a morte acidental do filho.

Continua após a publicidade

Seu marido, Sean, busca ajuda psiquiátrica para a esposa superar o luto, e a solução encontrada foi usar um boneco realista. O processo, no entanto, foi ficando cada vez mais bizarro, com Dorothy contratando uma babá para cuidar do boneco.

Essa babá é Leanne, uma jovem simples e reservada, mas que esconde sua vida e passado. Quando parecia que a série não poderia ser mais absurda, o boneco se transforma em um bebê de verdade e Dorothy começa a agir como se nada tivesse acontecido e Jericho (o filho morto) sempre estivesse vivo.

Ressurreição

Continua após a publicidade

Servant nos deixou intrigados por vários episódios por não trazer conversas diretas com Dorothy sobre o que ela estava vivendo. O que acontece? Quem é esse bebê? Realmente é Jericho? Por que Dorothy nunca achou nada disso estranho?

Nenhuma dessas perguntas foram respondidas claramente, uma vez que Servant nunca mostrou ter pressa em trazer explicações. A série nem ao menos se preocupou em acelerar o desenvolvimento da história, o que não é ruim, afinal a produção conseguiu não deixar a trama maçante.

A partir do momento que descobrimos a existência de um culto de ressurreição e do envolvimento de Leanne nele, tudo começa a fazer sentido, cada detalhe visto anteriormente surge às memórias. Por contar com apenas 10 episódios por temporada, não foi difícil relembrar alguns detalhes.

Os momentos finais da quarta temporada intercalam entre calmaria e caos. Em alguns momentos parecia que Leanne continuaria prejudicando a família, enquanto em outros foi ficando cada vez mais claro que suas intenções eram boas, o que é comprovado com seu sacrifício.

Continua após a publicidade

Os momentos de clareza de Dorothy finalmente transformaram a personagem, que do começo ao fim da trama pareceu perturbada pelo que tinha acontecido. É como se a víssemos sóbria pela primeira vez em quatro anos de série.

Servant, então, termina com uma sensação de alívio, mesmo com a reviravolta no final, que renderia um spin-off ou talvez mais uma temporada. Mas a história era mais sobre Dorothy do que sobre todas essas questões envolvendo religião, Deus e o demônio, ressurreição e dívidas com o obscuro.

A série conseguiu ficar bem amarada do começo ao fim, sem deixar pontas soltas e trazendo um final satisfatório, mesmo sendo uma trama complexa e misteriosa.

Continua após a publicidade

Você já pode maratonar as quatro temporadas de Servant no Apple TV+.