Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores filmes de M. Night Shyamalan

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Fevereiro de 2023 às 19h30

Link copiado!

Buena Vista Pictures, Touchstone , Blinding Edge
Buena Vista Pictures, Touchstone , Blinding Edge

O escritor e diretor M. Night Shyamalan é famoso por criar obras que dividem a opinião do público. Se por um lado temos O Pequeno Stuart Little, que se tornou um clássico da infância, e a trilogia Fragmentado — composta por outros dois longas: Corpo Fechado e Vidro—, que agradou o público adulto, por outro temos longas como A Dama na Água e A Vila que deixaram a desejar e conseguiram péssimos resultados com a crítica especializada.

Ainda assim, não dá para negar que Shyamalan tem relevância no mundo do audiovisual, e em 2023 ele se aventurou novamente no suspense, entregando Batem à Porta, um longa baseado no livro O Chalé No Fim do Mundo, de Paul Tremblay. Na obra, um grupo de quatro adultos armados invadem um chalé isolado, onde uma família está tentando descansar, a fim de evitar o apocalipse mundial. Com uma premissa inicialmente interessante, o filme tem chances de conquistar alguns fãs do gênero.

Pensando nisso, e a fim de relembrar algumas obras do cineasta, o Canaltech listou os 5 melhores filmes do de M. Night Shyamalan.

Continua após a publicidade

5. A Visita

Lançado em 2015, A Visita é um terror que mescla o sobrenatural com a realidade e conta a história de dois adolescentes que são obrigados a visitar seus avós em uma fazenda na Pensilvânia. Chegando no local, eles descobrem que os idosos estão envolvidos em acontecimentos perturbadores e perigosos e que podem colocar suas próprias vidas em perigo.

Continua após a publicidade

Escrito e dirigido por Shyamalan, The Visit, como é chamado no original, contou com Olivia DeJonge, Ed Oxenbould, e Deanna Dunagan.

O filme dividiu opiniões, mas conquistou 60% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Se você quiser dar uma chance ao longa, poderá assisti-lo na Apple TV e Google Play.

4. Sinais

Continua após a publicidade

Outro filme de Shyamalan que conquistou a crítica especializada (e desta vez o público também) foi Sinais. O longa conseguiu 75% de aprovação dos especialistas e 67% da audiência.

Lançado em 2002, a trama conta a história de Graham Hess (Mel Gibson), um viúvo que vive com seus dois filhos e seu irmão em um condado de Bucks. Ele era considerado o pastor da região, mas questionou sua fé quando sua esposa Colleen (Patricia Kalember) foi atropelada e morta por um morador que dormiu ao volante.

Passado um tempo, Hess e sua família começam a ficar intrigados quando misteriosos e gigantescos círculos surgem em suas plantações. A partir de então, eles precisam desvendar o que está acontecendo antes que seja tarde demais.

Estrelado por Mel Gibson, Joaquin Phoenix e Rory Culkin, Sinais se tornou um clássico do suspense e pode ser assistido no Star+.

Continua após a publicidade

3. Fim dos Tempos

Outra ficção científica dirigida (e estrelada) por Shyamalan é Fim dos Tempos, de 2008. No longa, acompanhamos várias mortes estranhas que acontecem em diversos lugares dos Estados Unidos, em questão de minutos.

Desesperados, os cidadãos tentam se proteger do que pode ser uma ameaça sobrenatural. Pensando nisso, o professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) e sua esposa Alma (Zooey Deschanel) partem rumo a uma fazenda na Pensilvânia, acreditando que lá estarão a salvos. O que eles não imaginavam é que a situação ficaria muito pior e que eles correriam ainda mais risco de vida.

Continua após a publicidade

Chamado de The Happening, no original, o filme até tentou, mas não agradou muito a audiência e a crítica especializada. De todo modo, com uma premissa original, o longa pode ser uma boa opção para quem está buscando uma ficção científica no catálogo do Star+.

2. O Pequeno Stuart Little

Um filme muito conhecido e que se tornou clássico da infância de diferentes gerações é O Pequeno Stuart Little. Lançado em 1999, ele foi dirigido por Rob Minkoff e escrito por Shyamalan em parceria com Greg Brooker.

Continua após a publicidade

A trama conta a história de Stuart, um rato abandonado que vivia em um orfanato junto a outras crianças. Sua vida não tinha muita graça, mas tudo mudou quando a família Little decidiu adotar um irmão para seu filho George (Jonathan Lipnicki). O casal se apaixonou pelo carisma do roedor e o levou para casa.

Cercado de amor e carinho, Stuart pôde ter uma vida melhor, mas ainda precisou lidar com alguns perrengues pelo caminho, como Snowbell, o gato mascote da família.

Se você ficou com vontade de ver (ou rever) O Pequeno Stuart Little, já pode dar o play na Apple TV, HBO Max, Google Play e Microsoft.

1. O Sexto Sentido

Continua após a publicidade

É impossível falar dos melhores filmes de M. Night Shyamalan sem citar O Sexto Sentido, um dos mais aclamados longas de sua carreira. Lançado também em 1999, a obra se tornou um clássico do suspense ao contar a história do psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis), que cuida de Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino de oito anos que tem dificuldades de sociabilidade e vive com medo.

Os dois carregam traumas em suas vidas e pouco a pouco vão estabelecendo uma relação de confiança. No entanto, quanto mais o tempo passa, mais fácil fica perceber que os problemas de ambos estão estritamente conectados.

Estrelado por Bruce Willis, Haley Joel Osment e Toni Collette, o filme agradou o público e à Academia, e foi indicado ao Oscar em seis categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Osment), Melhor Atriz Coadjuvante (Collette) e Melhor Montagem.

Continua após a publicidade

Um dos responsáveis pelo surgimento do termo spoiler graças ao grande plot twist ao fim do film, O Sexto Sentido está disponível no Star+.