Publicidade

Crítica | Servant combina luto com o sobrenatural para criar mistério intrigante

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 10h36

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Sabe aquele meme que circula pelo Twitter, Facebook e afins, em que o pai do Cebolinha, da Turma da Mônica, aparece correndo pela Rua do Limoeiro gritando "o que está acontecendo?" e o Cascão responde "eu não sei"? É exatamente isso que sentimos enquanto estamos assistindo a Servant, série original do Apple TV+.

Comandada por M. Night. Shyamalan, a série tinha como premissa ser um filme bizarro que envolve um casal e um bebê reborn, um daqueles bonecos assustadoramente parecidos com bebês de verdade que geraram uma comunidade enorme de adoradores e vídeos no YouTube. Só que pouco tempo depois de sermos apresentados a esse boneco, ele sai de jogo e deixa a história mais assustadora ainda.

Atenção! Este texto pode conter spoilers da primeira temporada de Servant.

Continua após a publicidade

O boneco entrou na vida do casal Dorothy Turner (Lauren Ambrose), uma repórter de telejornal, e Sean Turner (Toby Kebbell), chef de cozinha profissional, após a perda do filho recém-nascido, Jericho, como uma forma da mãe lidar com esse luto.

Apenas essa informação traz uma das dúvidas que Servant levanta durante a maior parte da série: como esse bebê morreu? O "problema" é que os acontecimentos chegam a anular essa dúvida para vir outras: ele realmente morreu? Esse bebê existiu? Dorothy criou esse bebê na cabeça dela? Confuso.

Mas a confusão não para por aí, e Servant consegue deixar a história mais bizarra ainda com a chegada de uma babá. Sim, o casal contratou uma babá para o bebê reborn. Na verdade, Toby era contra essa ideia, mas a aceitou para agradar a amada. É quando eles são recebidos por Leanne Grayson (Nell Tiger Free), uma jovem adulta um tanto quanto bizarra que logo desperta a adoração de Lauren e a desconfiança de Toby.

Continua após a publicidade

A chegada de Leanne muda tudo e deixa a família ainda mais sem o controle da situação, pois os produtores da série decidiram que, sim, será uma história sobrenatural. Quando você menos espera, a babá pega o boneco no colo e bastou uma piscada para ele se tornar um bebê de verdade. Quem é esse bebê? Esse bebê está na imaginação deles e é um boneco? O boneco se transformou em um bebê? O que está acontecendo? Mais dúvidas.

Como um bom terror psicológico, Servant não assusta tanto, mas desperta o lado detetive de todos que a assistem, fazendo com que cada espectador crie a sua própria teoria da conspiração sobre o que está acontecendo naquela casa. Ao longo da série, que conta apenas com oito episódios que mal chegam a 40 minutos, a história fica ainda mais confusa.

Continua após a publicidade

Às vezes temos a impressão de que os acontecimentos não andam, mas basta o episódio chegar ao fim para que a sua teoria do episódio anterior seja completamente invalidada por uma outra. É bruxaria? Leanne é um espírito? Por que Toby está se machucando a todo instante, com farpas entrando em sua pele? Por que ninguém avisa Leanne que o bebê vivo, de pele e osso, não é Jericho? Ou é? Ela está hipnotizada? Quem é esse bebê, meu Deus? É Satanás?

Mas não é apenas quem está assistindo que começa a enlouquecer com o que está acontecendo: as pessoas que estão próximas ao casal também! Julian Pearce (Rupert Grint), irmão alcoólatra de Dorothy, é um deles. Junto de Toby, ele desconfia da babá e faz de tudo para tentar tirá-la da casa pela segurança da irmã. Aliás, é um personagem que nos ajuda a abrir os olhos, que se sacrifica por nós e pela nossa sanidade.

É importante relatar que o título da série, "servo", na tradução literal, define totalmente a relação de Dorothy com Leanne, com a jovem naquela casa servindo à patroa, chegando a virar uma obsessão, principalmente quando descobrimos que elas já haviam se conhecido anos atrás, sem Dorothy saber.

Continua após a publicidade

Terror na cozinha

O subtítulo acima parece um filme de terror trash dos anos 1990, mas é o que define a rotina de Toby. Chef profissional, ele trabalha em casa, criando receitas inovadoras (e bizarras) para grandes restaurantes, eventos e cozinheiros, então vemos bastante disso acontecendo em Servant.

Enquanto todos estão enlouquecendo, quem tenta manter a sanidade é Toby trabalhando em sua cozinha. As cenas dos pratos sendo criados pelo personagem são muito bem detalhadas e hipnotizantes, nos fazendo esquecer de tudo o que está acontecendo para focar no talento e nas mãos mágicas do personagem.

Continua após a publicidade

Servant é uma série doida, incrível para quem gosta de desvendar mistérios, ligar as peças e criar teorias. Um grande mérito para tudo isso é a atuação de Lauren Ambrose, que no papel de Dorothy consegue transparecer todo o sofrimento, negação e agonia de ter perdido um bebê e logo tê-lo de volta em seus braços, mesmo que ninguém saiba quem é essa criança ou se ela ao menos existe.

Entre o sobrenatural, o luto e problemas psicológicos, a trama consegue engajar quem está assistindo a cada minuto, mesmo em episódios mais arrastados. Com reviravolta atrás de reviravolta, nada acontece como um mero detalhe, mas sim como uma peça importante que vai nos ajudar a desvendar, finalmente, o que está acontecendo. Felizmente, Servant já está renovada para uma segunda temporada.