Veja o primeiro paciente com chip da Neuralink jogando xadrez
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •
Na noite de quarta-feira (20), a Neuralink divulgou um vídeo do primeiro paciente a passar por um implante do chip no cérebro, jogando uma partida virtual de xadrez com “o poder de mente”. As imagens revelam que a tecnologia da empresa confundada por Elon Musk é bastante promissora.
- Neuralink | Como é e quanto custa o chip de Elon Musk
- Miguel Nicolelis critica chip da Neuralink: "É só fumaça"
O paciente com o chip da Neuralink é Noland Arbaugh, de 29 anos. Ele é tetraplégico e não consegue movimentar o corpo dos ombros para baixo. A condição foi resultado de um acidente há oito anos, como conta no vídeo de nove minutos postado no X (antigo Twitter).
A seguir, confira as primeiras imagens de um paciente com o implante cerebral do Elon Musk, em inglês:
Como é usar o chip do Elon Musk?
“Se vocês conseguem ver o cursor se movendo pela tela, sou eu”, afirma Arbaugh, enquanto move uma peça no tabuleiro de xadrez. “Não consigo nem descrever como é legal poder fazer isso”, comenta sobre a experiência.
Além de uma partida virtual de xadrez, o paciente conta que consegue jogar o game Civilization, a partir de comandos da sua mente, sem usar as mãos ou qualquer outra parte do seu corpo.
Arbaugh também descreve rapidamente como foi aprender a usar a interface cérebro-máquina. Para isso, ele ficava pensando em mover a sua mão da direita para a esquerda ou para a frente. “A partir daí, acho que ficou intuitivo começar a imaginar o movimento do cursor [como uma extensão do corpo]”, pontua.
Entenda o funcionamento da tecnologia
Para permitir que os pacientes movam um cursor ou um mouse com os pensamentos, a Neuralink desenvolveu um software capaz de analisar os sinais cerebrais, em tempo real, e traduzi-los em comandos, sendo que estes são usados para controlar equipamentos externos. Por isso, é o "poder da mente".
No vídeo, Bliss Chapman, chefe de software da Neuralink, afirmou que, em breve, mais detalhes sobre o funcionamento do chip do Elon Musk devem ser compartilhados.
Em fase de testes clínicos, outras intervenções usam os mesmos sinais cerebrais, como um equipamento que permite pessoas com paralisia andarem novamente.
Recuperação após implante cerebral
“A cirurgia foi super fácil. Eu literalmente tive alta do hospital um dia depois”, conta o paciente sobre o processo de implante, feito com o auxílio de um robô. “Eu acho que não há nada a temer”, acrescenta.
Apesar das primeiras conquistas proporcionadas pelo chip, Arbaugh explica: "Não quero que as pessoas pensem que é o fim da jornada, ainda há muito trabalho a ser feito. Mas já mudou a minha vida".
Testes da Neuralink com humanos
Vale lembrar que, desde setembro do ano passado, a startup do Elon Musk tem o aval da agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) para realizar testes em humanos, como o realizado no paciente Arbaugh.
No entanto, nenhum estudo científico detalhando os procedimentos e os primeiros resultados com a tecnologia da Neuralink foi publicado em uma revista científica. Até então, as novidades são sempre compartilhadas nas redes sociais, como o dia em que o primeiro implante foi colocado em um cérebro humano.