Publicidade

Vape com vitaminas para exercícios levanta alerta pela falta de eficácia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Fevereiro de 2023 às 15h58

Link copiado!

yurakrasil/envato
yurakrasil/envato

Nesta semana, um novo modelo de vape com vitaminas, feito para a realização de exercícios físicos, ganhou repercussão por toda a mídia. Os especialistas levantaram um alerta sobre a novidade, levando em conta a falta de comprovação científica em torno de sua eficácia. Na verdade, os estudos publicados até agora trouxeram à tona diversos malefícios de dispositivos como este.

Vale lembrar que, no Brasil, a comercialização e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mesmo assim, foi através de publicidade que o chamado "health vape" ou "vape de vitaminas" foi apresentado nas redes sociais. Mas ao se deparar com a repercussão, o perfil que fez a postagem apagou a conta.

Segundo os especialistas da área de pneumologia, não existe comprovação científica de que inalar vitaminas é a melhor forma de ingeri-las. Além disso, os vapes não foram clinicamente testados para esse fim, por tanto, não é possível apresentar esses benefícios levantados na propaganda.

Continua após a publicidade

No vídeo que viralizou, uma mulher fuma o vape enquanto faz exercícios físicos. A promessa é que, como o produto não leva nicotina na formulação e é feito de "concentrados vitamínicos", ajudaria a aumentar a energia, com direito a vitamina B12 e cafeína, por exemplo.

Nos EUA, a inalação de vitamina já foi responsável até mesmo por mortes. Para se ter noção, o acetato de vitamina E foi apontado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) como a causa de danos pulmonares em mais de 2 mil fumantes de cigarros eletrônicos no país, em 2019, já que a substância adere no tecido pulmonar e pode causar doenças.

Malefícios do vape

Continua após a publicidade

A ciência tem um pé atrás com o vape e não é à toa. Anteriormente, estudos revelaram que esse tipo de dispositivo pode comprometer a saúde óssea, mesmo em pessoas mais jovens. Os resultados mostraram uma maior prevalência de fraturas entre usuários de vape em comparação com não-usuários.

Além disso, o vape pode ter um efeito prejudicial de longo prazo na saúde cardíaca, mas que atinge apenas o sexo masculino, segundo um artigo publicado em fevereiro do ano passado. Cientistas também já descobriram que a inalação de substâncias estranhas, em vez de componentes específicos do vapor do cigarro eletrônico ou da fumaça do cigarro tradicional, parece ter efeitos adversos para a saúde cardíaca.

Fonte: G1