Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo sugere que efeito prejudicial do vape atinge apenas o sexo masculino

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Fevereiro de 2022 às 13h09

Link copiado!

Racool-Studio/Envato
Racool-Studio/Envato

O vape pode ter um efeito prejudicial de longo prazo na saúde cardíaca, mas que atinge apenas o sexo masculino. A descoberta dos cientistas da Universidade Estadual de Ohio foi publicada nesta segunda-feira (21), na revista científica Circulation, da American Heart Association.

Para analisar os efeitos do vape no sistema cardiovascular, os pesquisadores expuseram camundongos de diferentes idades a uma mistura de aerossol de propilenoglicol, glicerina e nicotina vegetal. Descobriu-se então a redução da função cardíaca dos camundongos machos mais jovens, mas a função cardíaca das fêmeas permaneceu inalterada.

Segundo os autores do artigo, essa descoberta aumenta a preocupação com o cigarro eletrônico, principalmente no que diz respeito aos adolescentes, uma vez que esse efeito afeta a longo prazo o organismo mais jovem.

Continua após a publicidade

"Nós não sabemos os efeitos a longo prazo do vape porque só existe desde o início dos anos 2000. Não tivemos o tempo necessário para ver o que acontece, especialmente com adolescentes. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo a avaliar a função cardíaca em camundongos adolescentes expostos ao aerossol do cigarro eletrônico", afirma Loren Wold, autor do estudo.

Mas por que a exposição ao vape não afetou o sexo feminino da mesma maneira? Os pesquisadores notaram que as mulheres também tinham uma quantidade maior de uma enzima chamada CYP2A5, responsável por quebrar a nicotina. Nos seres humanos, há uma enzima semelhante, chamada CYP2A6. "Como a enzima quebra a nicotina muito mais rápido, a nicotina não fica na circulação por tanto tempo. Pode ser por isso que as mulheres exibem proteção contra o vape”, conclui o pesquisador.

Fonte: Circulation via Medical Xpress