Publicidade

Novo estudo destaca malefícios de vape para o coração

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Outubro de 2022 às 15h31

Link copiado!

tommyandone/Envato
tommyandone/Envato

Diversos estudos já destacaram os malefícios do vape, mas o mais recente, publicado na Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, reiterou que a atividade é ainda mais prejudicial ao coração do que se pensava.

O estudo traz à tona dois experimentos: um realizado em humanos e outro em ratos. Ambos permitiram chegar à descoberta de que a inalação de substâncias estranhas, em vez de componentes específicos do vapor do cigarro eletrônico ou da fumaça do cigarro, parece ter efeitos adversos.

"Milhares de produtos químicos foram identificados na fumaça do tabaco, alguns dos quais também estão presentes em aerossóis de cigarros eletrônicos, seja como ingrediente original ou como produto de reação química do processo de aquecimento. Procuramos descobrir qual componente específico da fumaça ou do vapor do cigarro eletrônico pode ser responsável por interferir na capacidade dos vasos sanguíneos de funcionarem com eficiência”, diz o estudo.

Continua após a publicidade

Conforme os experimentos indicaram, os gases e as partículas de carbono tiveram efeitos prejudiciais semelhantes aos da fumaça do tabaco, apesar de representarem componentes químicos e físicos completamente diferentes da fumaça.

O segundo experimento ainda sugere que tanto vape quanto cigarro parecem causar alterações relacionadas a doenças cardíacas. “Cigarro e vape podem ter efeitos cardiovasculares prejudiciais semelhantes, mas cada condição causa alguns efeitos potencialmente prejudiciais que a outra não”, conclui o estudo.

Anteriormente, outras pesquisas já chegaram a concluir que o uso de vapes pode desencadear mutações gênicas similares às do fumo e que pode ter um efeito prejudicial que atinge apenas o sexo masculino.

Continua após a publicidade

Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology via Futurism