Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso de vape pode comprometer os ossos, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Novembro de 2021 às 15h13

Link copiado!

tommyandone/Envato
tommyandone/Envato

O uso de vape já foi relacionado à danificação dos vasos sanguíneos, maiores chances de contrair covid-19 e de aderir ao tabagismo. No entanto, um estudo conduzido pela University of Pittsburgh Medical Center (EUA) aponta uma consequência completamente nova: o comprometimento da saúde óssea, mesmo em pessoas mais jovens.

Publicado na American Journal of Medicine Open, o estudo descobriu relação entre o vape e uma maior prevalência de fraturas de quadril, coluna ou punho. Para entender isso, os investigadores realizaram uma análise de dados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), com direito a informações de mais de 5.500 homens e mulheres. Desse público, 1.050 (18,8%) eram usuários de vape, e 444 (8,0%) relataram fraturas.

Os resultados mostraram uma maior prevalência de fraturas entre usuários de vape em comparação com não-usuários. Os pesquisadores também descobriram que os fumantes (de cigarros comuns, no caso) que também utilizam vapes tinham uma prevalência maior de fraturas do que os fumantes que não utilizam o dispositivo eletrônico.

Continua após a publicidade

Considerando que nos EUA, onde o estudo foi realizado, o público que utiliza vape costuma ter entre 18 e 25 anos, a conclusão que se tira é que esses jovens usuários podem estar aumentando o risco de fraturas osteoporóticas ao longo do tempo. Os autores do artigo recomendam que os profissionais de saúde considerem os cigarros eletrônicos como um fator de risco potencial para fraturas e incluam essa possível consequência atrelada ao hábito em questão.

Fonte: American Journal of Medicine Open