Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba quais suplementos funcionam para o cérebro e quais não

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Setembro de 2022 às 12h15

Link copiado!

Aew/Rawpixel
Aew/Rawpixel

A ciência já apontou os possíveis resultados que determinados suplementos desencadeiam no cérebro. É o caso da vitamina B, como B6, B12 e B9 (ácido fólico), que desempenha um papel na saúde do cérebro, já que é capaz de prevenir defeitos congênitos, no caso de uma gravidez, ou prevenir Alzheimer.

Recentemente, um estudo publicado na revista Alzheimer’s and Dementia apontou que tomar suplementos multivitamínicos diariamente pode retardar o declínio cognitivo em cerca de 60%. De qualquer forma, os próprios pesquisadores alertam que estudos maiores são necessários para confirmar o efeito antes de recomendar multivitaminas diárias para ajudar a proteger o declínio cognitivo.

Vitamina B6

Continua após a publicidade

Antes, outro estudo indicou que a vitamina B6 reduz ansiedade e depressão. A teoria é que a substância ajuda o corpo a produzir um mensageiro químico específico que inibe os impulsos no cérebro, e esse efeito calmante pode ser benéfico para atenuar os efeitos desses transtornos.

Ômega 3

Enquanto isso, o Ômega 3 (presente em alguns peixes, por exemplo) já foi associado a um menor risco de demência, mas quanto aos suplementos, os estudos ainda não provaram benefícios. Uma possível exceção é que em pessoas com a mutação do gene APOE4, que está ligada à doença de Alzheimer, esses suplementos podem trazer impactos positivos.

Continua após a publicidade

Cafeína

No ano passado, uma pesquisa publicada na revista Cerebral Cortex revelou que a cafeína pode alterar o volume de matéria cinzenta no cérebro. Além disso, os pesquisadores dizem que a cafeína não interfere na qualidade do sono, trazendo dúvidas quanto à crença de que ingerir café não nos deixa dormir bem. Posteriormente, outro estudo apontou que a cafeína pode causar demência e derrame.

Vitamina E

No que diz respeito a Vitamina E, estudos já apontaram uma capacidade de combater que podem impedir que as células cerebrais sejam danificadas. Um estudo já citou que esse tipo de suplemento funciona para o cérebro, pois pode retardar o agravamento do Alzheimer. Por enquanto, os especialistas dizem que a maioria das pessoas saudáveis ​​​​deve ficar com fontes alimentares como nozes, sementes e óleos vegetais.

Continua após a publicidade

Fonte: WebMD