Suplementos multivitamínicos podem melhorar função cerebral em idosos
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Suplementos multivitamínicos podem melhorar a função cerebral de idosos, conforme revela um estudo publicado na revista Alzheimer’s and Dementia. Para chegar a essa conclusão, um grupo de cientistas analisou a situação de 2,2 mil pessoas com mais de 65 anos.
- Estudos sugerem que vitamina D melhora sintomas de depressão
- Falta de vitamina D aumenta riscos de covid grave
Segundo o estudo, tomar suplementos multivitamínicos diariamente pode retardar o declínio cognitivo em cerca de 60%. De qualquer forma, os próprios pesquisadores alertam que estudos maiores são necessários para confirmar o efeito antes de recomendar multivitaminas diárias para ajudar a proteger o declínio cognitivo.
“Nós fornecemos a primeira evidência de que o uso diário de um multivitamínico-mineral seguro, prontamente acessível e de baixo custo pode melhorar a cognição. Esta descoberta pode ter importantes implicações de saúde pública para a saúde do cérebro e resiliência contra o declínio cognitivo futuro”, apontam os cientistas.
No estudo, os pesquisadores avaliaram a cognição dos participantes antes e durante o teste, que durou cerca de três anos. O grupo conduziu os participantes a atividades envolvendo listas de palavras, problemas numéricos e recordação de histórias, para que se fizesse uma análise da cognição.
Na ocasião, suplementos multivitamínicos parecem melhorar o desempenho cognitivo dos participantes, em particular para aqueles com doença cardiovascular, um conhecido fator de risco para demência. Os resultados sugerem proteção contra o declínio cognitivo relacionado a doenças cardiovasculares. A ideia é entender essa interação cada vez mais a fundo, através de futuros estudos.
Fonte: Alzheimer’s and Dementia via The Guardian