Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quanto tempo a covid-19 fica no corpo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Abril de 2022 às 12h30

Link copiado!

DC_Studio/Envato Elements
DC_Studio/Envato Elements

Com o fim do estado de emergência sanitária causada pela covid-19, a vida dos brasileiros começa a ser retomada, incluindo eventos sociais, festas e aglomerações de diferentes tipos. Apesar disso, o coronavírus SARS-CoV-2 ainda está em circulação e é preciso entender quanto tempo a infecção pode permanecer no corpo. Em média, as pessoas que tiveram casos leves estão livres do vírus em até 10 dias.

No entanto, a resposta pode ser diferente dependendo de uma série de fatores, como intensidade da infecção, vacinação prévia contra a covid-19 ou ainda o estado anterior de saúde do indivíduo (com ou sem imunossupressão). Nesse cenário, os autotestes podem ser uma boa opção para "tirar a dúvida".

Continua após a publicidade

A seguir, confira as perguntas mais comuns sobre a transmissão do vírus da covid-19 e o tempo de isolamento:

Quando a pessoa transmite mais a covid-19?

"Sabemos que as pessoas tendem a ser mais infecciosas no início da infecção. Com Ômicron [BA.1], a maior parte da transmissão ocorre durante um a dois dias antes do início dos sintomas e nos dois a três dias seguintes", explica a Harvard Health, nos Estados Unidos, sobre o período de transmissão.

Basicamente, a pessoa infectada tem maior probabilidade de transmitir o vírus por 48 horas antes do início dos sintomas. Dessa forma, "o uso de máscaras, principalmente em ambientes fechados, pode ajudar a reduzir o risco de alguém infectado, mas que ainda não apresenta sintomas, infectar outras pessoas sem saber", explica a divisão de saúde da Universidade de Harvard.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, segundo a Harvard Health, "praticamente uma em cada quatro infecções pode ser transmitida por indivíduos com infecções assintomáticas. A proporção de transmissão assintomática parece ser ainda maior com a variante Ômicron".

Parâmetro mais seguro

Além disso, o pico de transmissão permanece alto por mais três dias a partir da detecção da doença, mas os riscos ainda estão lá, em média, por até 10 dias do início dos sintomas, dependendo do estado de saúde do indivíduo.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, "as concentrações de RNA SARS-CoV-2 em amostras respiratórias superiores diminuem após o início dos sintomas". Para a agência de saúde, a transmissão ocorre "cerca de um dia antes do início dos sintomas e declina dentro de uma semana do início dos sintomas, com um período médio de infecciosidade e risco de transmissão entre 2-3 dias antes e 8 dias após o início dos sintomas".

Continua após a publicidade

É importante destacar que, apesar dos dois anos de pandemia, a ciência ainda investiga o comportamento do vírus da covid-19 e de suas variantes. Nesse período, o consenso não está tão bem definido, podendo existir algumas variações entre as principais indicações de cuidado.

Quanto tempo o vírus fica no organismo?

A capacidade do vírus da covid-19 ser transmitida é "muito baixa após 10 dias do início dos sintomas, exceto em pessoas com covid-19 grave ou imunocomprometidas moderada ou grave", explica o CDC, ressaltando o tempo médio de duração da infecção aguda.

Exceções: imunossuprimidos

Continua após a publicidade

Apesar da média de 10 dias da infecção, alguns pacientes podem ter infecções prolongadas do vírus da covid-19 e, neste período, potencialmente podem transmitir o vírus. Este risco é identificado em pacientes com um quadro grave de imunossupressão, como determinados tipos de câncer, uso de medicamentos que alteram o funcionamento do sistema imunológico ou pessoas com o HIV não controlado.

Recentemente, o caso de um paciente de Londres, no Reino Unido, foi considerado a infecção mais duradoura da covid-19 já conhecida. Por causa de uma condição imunossupressora, o indivíduo conviveu com a infecção por 505 dias.

Quando é seguro deixar o isolamento?

Continua após a publicidade

"No 10º dia após o início dos sintomas da covid-19, a maioria das pessoas não será mais contagiosa, desde que os sintomas continuem a melhorar e a febre tenha desaparecido. As pessoas que testam positivo para o vírus, mas nunca desenvolvem sintomas nos 10 dias seguintes após o teste, provavelmente também não são mais contagiosas", completa a Harvard Health. No entanto, se a febre continuar neste período, o indivíduo deve permanecer em isolamento, porque ainda há risco de transmissão.

Entenda o isolamento nos EUA

Apesar desse entendimento da ciência, as autoridades de saúde de todo o mundo resolveram aceitar parte do risco de transmissão e consideram que, em alguns casos, a pessoa que foi infectada pode encerrar o isolamento em cerca de cinco dias.

Nos EUA, pessoas com um diagnóstico da covid-19, independentemente do status de vacinação, devem:

Continua após a publicidade
  • Permanecer em casa por 5 dias, de forma isolada de outras pessoas;
  • Se não apresentarem sintomas ou se os sintomas desaparecerem após cinco dias, podem retomar as atividades fora de casa;
  • Usar máscaras, quando estiverem perto de outras pessoas; isso é obrigatório por mais 5 dias após o tempo de isolamento.

"Com o período de isolamento mais curto recomendado para pessoas assintomáticas e levemente doentes com COVID-19, é fundamental que as pessoas continuem usando máscaras bem ajustadas adequadamente e tomem precauções adicionais por 5 dias após deixar o isolamento", explica o CDC.

No total, a pessoa deve manter medidas de proteção mais ativas contra a transmissão da covid-19 por 10 dias, desde que não apresente nenhum sintoma para a doença.

E no Brasil?

Continua após a publicidade

No Brasil, o isolamento de casos positivos para a covid-19 deverá durar sete dias, desde que o indivíduo não apresente mais sintomas respiratórios ou febre ao final do período. "Aqueles que realizarem testagem (RT-PCR ou teste rápido de antígeno) para a covid-19 com resultado negativo no 5º dia, poderão sair do isolamento, antes do prazo de 7 dias, desde que não apresentem sintomas respiratórios e febre, há pelo menos 24 horas, e sem o uso de antitérmicos. Se o resultado for positivo, é necessário permanecer em isolamento por 10 dias a contar do início dos sintomas", completa o Ministério da Saúde.

Cura da covid-19?

A imensa maioria dos pacientes da covid-19 está completamente curada após 14 dias do início da infecção. "Às vezes, [a recuperação é] um pouco mais longa, de três semanas”, explica Alexandre Naime Barbosa, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No entanto, não relatam nenhum outro tipo de complicação.

Continua após a publicidade

Agora, alguns indivíduos podem ter sintomas prolongados da covid. “Você pode manter alguns sintomas por até 3 meses”, afirma o infectologista. Nesse ponto, diferentes complicações podem afetar os indivíduos, como problemas no trato respiratório ou no sistema nervoso. A principal causa é a inflamação provocada pelo vírus nas diferentes partes do corpo. No entanto, a pessoa costuma não ser mais infecciosa.

Por fim, uma pequena parcela de indivíduos desenvolve a síndrome conhecida como covid longa, na qual as sequelas da infecção que perduram de 3 a 6 meses. Em alguns pacientes, podem chegar a um tempo indeterminado, mas a questão ainda está em estudo.

Fonte: CDC, Ministério da Saúde e Harvard Health