Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais países da América Latina já vacinam seus habitantes contra a COVID-19?

Por| 30 de Dezembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

CDC/ Unsplash
CDC/ Unsplash

Nesta terça-feira (29), a Argentina iniciou a vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em seu território, sendo o quarto país da América Latina que já imuniza parte de sua população. No combate à COVID-19, o país adota a vacina russa Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, sediado em Moscou.

Na Argentina, os profissionais da saúde são os primeiros beneficiados da vacinação contra a COVID-19. Para este grupo, estão previstas as primeiras 300 mil doses do imunizante que chegaram ao país. Como a imunização completa depende de duas doses, cerca de 150 mil médicos e enfermeiros devem se beneficiar da iniciativa.

Continua após a publicidade

Para cobrir o país com a campanha de imunização contra a COVID-19, as vacinas foram distribuídas de acordo com a proporção da população de cada região e o número de profissionais da saúde. Dessa forma, a Província de Buenos Aires recebeu a maior parte das primeiras doses (41%), o que equivale a 123 mil doses.

Vacinas contra a COVID-19 na América Latina

Além da Argentina, México, Costa Rica e Chile já iniciaram a vacinação contra a COVID-19 na América Latina. Entre eles, o México foi o primeiro país a iniciar uma campanha de imunização na região, o que aconteceu na última quinta-feira (24). Por enquanto, os mexicanos podem contar com a vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e pela empresa de biotecnologia alemão BioNTech. Além disso, o país tem acordos comercias para a obtenção do imunizante de Oxford e da farmacêutica chinesa CanSino.

Continua após a publicidade

Conforme divulgado nas redes sociais do governo mexicano, a primeira cidadã de um país latino-americano a receber uma vacina contra o novo coronavírus foi a enfermeira María Irene Ramírez, de 59 anos. Na linha de frente contra o coronavírus, Ramírez chefia a unidade de terapia intensiva de um hospital na Cidade do México.

Na mesma última quinta-feira, o Chile e a Costa Rica também iniciaram suas respectivas campanhas de vacinação contra o coronavírus, a partir do imunizante desenvolvido pela Pfizer e pela BioNTech. No caso chileno, o país recebeu o primeiro lote das vacinas ainda na madrugada do dia 24 e começou, em menos de 24 horas, as imunizações contra o coronavírus. Na capital chilena, em Santigo, a profissional da saúde Zulema Riquelme, de 46 anos, foi a primeira chilena vacinada contra a COVID-19.

Continua após a publicidade

Para o começo de janeiro, a lista de países da América Latina que fornecem vacinas contra a COVID-19 deve aumentar, segundo os planos do Equador e da Colômbia. Isso porque as primeiras doses da vacina da Pfizer e da BioNTech devem chegar no próximo mês ao Equador. De forma semelhante, a Colômbia espera receber o primeiro lote dos imunizantes da mesma farmacêutica. No entanto, vale ressaltar que outros países também se organizam para iniciar suas campanhas quanto antes.

Brasil e a imunização contra o coronavírus

Quanto ao Brasil, ainda não existe uma data de início para a campanha de vacinação nacional contra o coronavírus. Independente disso, o Ministério da Saúde já apresentou, de forma oficial, o Plano Nacional de Imunização (PNI), onde estabelece que os primeiros vacinados devem ser os profissionais da saúde, os idosos e os indígenas.

Em paralelo, o governo do Estado de São Paulo anunciou que iniciará a vacinação contra o vírus da COVID-19 no dia 25 de janeiro. Para isso, o estado espera contar com a vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan. No entanto, ainda não existe nenhum imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o coronavírus no país.

Continua após a publicidade

Vacinação no mundo contra a COVID-19

No mundo, mais de 40 países já iniciaram a vacinação contra a COVID-19. De forma geral, esses países adotam pelo menos uma das seguintes vacinas contra o coronavírus: imunizante da Pfizer e da BioNTech a CoronaVac a vacina da farmacêutica norte-americana Moderna, e a Sputnik V. 

No ocidente, a primeira nação a aprovar um imunizante e começar sua vacinação foi o Reino Unido, no dia 8 de dezembro. Nas terras britânicas, cerca de 800 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina da Pfizer. Entre os vacinados, está o ator Ian McKellen, conhecido por suas interpretações do mago Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis, e por ser a primeira versão do mutante Magneto em X-Men.

Continua após a publicidade

Além do Reino Unido, os Estados Unidos, o Canadá e países da União Europeia (UE) já iniciaram suas respectivas campanhas de vacinação contra a COVID-19, enquanto China e Rússia estimam já terem vacinado um milhão e 55 mil pessoas, respectivamente. Ambos os países aprovaram, em julho e em agosto de forma emergencial, vacinas desenvolvidas com tecnologia própria para a imunização contra o coronavírus.

Fonte: Com informações: ÉpocaEstadão, Folha de São Paulo e R7