Levantar pesos semanalmente diminui riscos de morte prematura, segundo estudo
Por Lillian Sibila Dala Costa • Editado por Luciana Zaramela |

Não é novidade que exercícios físicos fazem bem para a saúde e evitam problemas na velhice. Um novo estudo, agora, descobriu uma ligação mais íntima entre o levantamento de pesos e riscos menores de morte prematura, além de apontar benefícios de atividades aeróbicas, especialmente quando combinadas com outros tipos de exercício.
- O que é exercício anaeróbico e como trabalha o corpo?
- Poluição pode cancelar benefícios que exercícios físicos causam no cérebro
Publicado no periódico científico British Journal of Sports Medicine, o artigo indica que a quantidade ideal de atividade física semanal fica em 150 minutos em intensidade moderada ou 75 minutos em intensidade vigorosa. Também foram recomendados exercícios de fortalecimento das pernas, costas, cintura, peito, abdômen, braços e ombros pelo menos 2 vezes por semana.
Benefícios específicos dos exercícios
Para estudar os benefícios dos exercícios, foram analisados dados de quase 100.000 adultos americanos — com uma média de idade de 71 anos, eles responderam questionários sobre suas atividades levantando pesos ou realizando outras atividades físicas. Cerca de 23% relataram levantar pesos e 16% o faziam de 1 a 6 vezes por semana.
Segundo os pesquisadores, 32% foram considerados "suficientemente ativos", com 24% seguindo as recomendações de atividades aeróbicas e 8% as excedendo. Acompanhando os participantes por 9,6 anos, foram registradas as mortes de 28.477 deles. Os que levantavam peso tiveram 9% menos chances de morrer por qualquer causa — o mesmo foi notado para o risco de morte por doenças cardíacas, mas não houve relação entre os treinos com peso e mortes por câncer.
Entre os adultos que levantavam pesos regularmente, 14% tiveram riscos menores de morte, enquanto quem atingiu os níveis recomendados de atividades aeróbicas ficou com 32% menos riscos de uma morte prematura. Quem levantava pesos ao menos uma ou duas vezes por semana e ainda fazia atividades aeróbicas teve de 41% a 47% menos chances de morrer prematuramente.
Apesar do foco em pesos, outros tipos de exercício que fortalecem músculos são flexões, agachamentos, saltos e flexões com salto (burpees), de acordo com os pesquisadores. Os pesos ajudam a criar massa magra, independentemente associada com riscos menores de morte prematura, e ainda ajudam a socializar, caso sejam levantados em uma academia. A socialização também é associada a uma vida mais longa e saudável.