Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rotina de exercícios dividida em treinos curtos traz bons resultados

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2022 às 15h05

Link copiado!

DragonImages/Envato
DragonImages/Envato

Você não tem tempo para apostar em uma rotina de exercícios caprichada? Pois alguns estudos destacaram que pequenos treinos também podem ser eficazes. Essas sessões mais curtas substituem um treino mais longo, dividindo uma rotina contínua em várias menores.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o recomendável é fazer 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício aeróbico de intensidade vigorosa por semana. O CDC também enfatiza a importância do treinamento de força pelo menos 2 dias por semana.

Para atender a essas diretrizes, muitas pessoas seguem uma rotina de exercícios que inclui uma sessão de treino mais longa por dia. No entanto, dividir uma sessão mais longa em vários mini-treinos pode oferecer os mesmos benefícios e ajudar a alcançar o número de minutos recomendado.

Continua após a publicidade

Estudos mostraram que acumular exercícios em sessões curtas de pelo menos 10 minutos de atividade ao longo do dia produz efeitos semelhantes em uma série de resultados relacionados à saúde. Um deles, que contou com a participação de 1.080 indivíduos, não encontrou diferenças entre exercícios acumulados e contínuos para pressão arterial ou resultados cardiorrespiratórios.

Além disso, os autores observaram benefícios semelhantes para os níveis de gordura no sangue, insulina e glicose entre os dois grupos. No geral, a conclusão é que as pessoas provavelmente experimentarão benefícios de saúde semelhantes ao acumular períodos mais curtos de atividade ao longo do dia, como fariam com uma única sessão de exercício.

Outro estudo sobre rotina de exercícios descobriu que os participantes que realizaram uma sessão de 10 minutos de caminhada rápida e meditação experimentaram melhora no humor, em comparação com as pessoas sedentárias. Pesquisadores também descobriram que fazer três caminhadas de 10 minutos durante o dia (manhã, meio-dia, final da tarde) pode reduzir a pressão arterial mais do que uma caminhada de 30 minutos.

Continua após a publicidade

Fonte: Healthline