Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 benefícios cientificamente comprovados de exercícios que envolvem força

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2022 às 10h10

Link copiado!

Victor Freitas/Unsplash
Victor Freitas/Unsplash

Os exercícios que envolvem força, como musculação e levantamento de peso, possuem benefícios cientificamente comprovados. Independentemente do tipo de treinamento de força que você realiza, o objetivo é colocar seus músculos sob tensão para permitir adaptações neuromusculares e estimular o crescimento muscular.

Queima de calorias

O treinamento de força ajuda a aumentar seu metabolismo de duas maneiras: a construção muscular aumenta sua taxa metabólica, permitindo que se queime mais calorias em repouso. Além disso, a taxa metabólica aumenta até 72 horas após o exercício de treinamento de força, o que significa que a pessoa ainda está queimando calorias adicionais até mesmo alguns dias após o treino.

Continua após a publicidade

Redução da gordura abdominal

Estudos também já apontaram que a gordura armazenada ao redor do abdômen, especialmente a gordura visceral, está associada a um risco maior de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, doença hepática gordurosa não alcoólica, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. A vantagem é que os exercícios de treinamento de força parecem reduzir a gordura corporal total e abdominal.

Redução do risco de lesões

Incluir treinamento de força em sua rotina de exercícios pode reduzir o risco de lesões, já que ajuda a melhorar a amplitude de movimento e mobilidade de seus músculos, ligamentos e tendões. Isso pode reforçar as principais articulações, como joelhos, quadris e tornozelos, para fornecer proteção adicional contra lesões, conforme comentam os pesquisadores.

Continua após a publicidade

Melhor saúde cardíaca

Estudos mostraram que o exercício regular de treinamento de força pode diminuir a pressão arterial, diminuir o colesterol total e o LDL (também conhecido como colesterol ruim), além de melhorar a circulação sanguínea, fortalecendo o coração e os vasos sanguíneos.

Controle dos níveis de açúcar no sangue

Continua após a publicidade

Esses exercícios também podem diminuir o risco de desenvolver diabetes, já que o músculo esquelético ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue, removendo a glicose do sangue e enviando-a para as células musculares. Como resultado, uma maior massa muscular pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue.

Maior saúde óssea

Exercícios que envolvem o uso da força também fortalecem a saúde óssea. O que acontece é que os exercícios de levantamento de peso colocam um estresse temporário em seus ossos, enviando uma mensagem para as células de construção óssea para agir e reconstruir os ossos mais fortes. Por sua vez, ter ossos fortes reduz o risco de osteoporose , fraturas e quedas, especialmente à medida que envelhece.

Fonte: NIH (1, 2, 3), Frontiers in Physiology via Healthline