Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Levantar peso por 3 segundos ao dia já aumenta força muscular, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Fevereiro de 2022 às 15h57

Link copiado!

Satura/Envato
Satura/Envato

De acordo com um artigo publicado na revista científica Scandanavian Journal of Medicine & Science In Sports, levantar peso por três segundos ao dia já é o suficiente para aumentar a força e ganhar massa muscular. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Niigata University of Health and Welfare (Japão) e da Edith Cowan University (Austrália).

Para chegar a essa conclusão, os cientistas contaram com a participação de jovens adultos que não têm a atividade física como hábito. Os participantes fizeram levantamento de peso durante três segundos por dia, ao longo de quatro semanas. A ideia era que, nesse exercício tão rápido, os envolvidos investissem esforço máximo.

A equipe percebeu que esse tempo já era suficiente para aumentar a força muscular. “Muitas pessoas pensam que é necessário passar muito tempo se exercitando, mas não é o caso. Exercícios curtos e de boa qualidade ainda podem ser bons para o seu corpo e cada contração muscular conta", afirmam os autores o artigo.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, o momento de abaixar o peso foi mais importante e eficaz em meio a essa rotina breve de exercícios, por conta da contração excêntrica (quando o músculo alonga enquanto está sob tensão devido a uma força externa maior que a força gerada pelo músculo). No geral, os participantes viram a força muscular geral melhorar em quase 12%.

Fonte: Scandanavian Journal of Medicine & Science In Sports