HACKMED | Hackathon premia as melhores ideias em saúde para o Brasil
Por Fidel Forato |
Como parte da primeira Hackmed Conference, evento que discute a importância das novas tecnologias — como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) — e da inovação no setor da saúde, foi organizada também a Health Hackathon do Brasil, abrangendo startups e empreendedores cujo foco é a promoção da saúde aqui no país. Ambos os eventos, aliás, já foram confirmados para uma segunda edição, em março de 2021.
Durante os três dias de discussões sobre saúde e tecnologia, Cauê Gasparotto Bueno, aluno da Faculdade de Medicina da USP e ex-membro do MIT Hacking Medicine, explica a importância de reunir importantes players da tecnologia, como Dell, SAP e Intel, ao lado de grande nomes da área médica, como os Hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.
Além disso, o idealizador reforça o pioneirismo do Hackmed por reunir grupos multidisciplinares para debater os principais gargalos da saúde. "Isso torna o Hackmed uma experiência inédita em inovação na saúde", afirma Bueno.
Saiba mais sobre a primeira edição da Hackmed:
- Como a IA está transformando a medicina brasileira
- Robôs e sensores inteligentes estão modernizando hospitais e clínicas
Premiando as melhores ideias para problemas da área da saúde no país, a competição reuniu grupos que trabalharam em soluções para os temas, como telemedicina, saúde mental e condições da terceira idade, no Instituto de Radiologia (InRad) do HCFMUSP, em São Paulo. Na premiação, os primeiros lugares receberam R$ 8 mil e a oportunidade de serem incubados no Distrito InovaHC — o Hub de Inovação Aberta do Hospital das Clínicas. Já os segundos colocados receberam R$ 4 mil.
Confira, a seguir, os premiados pelo primeiro Health Hackathon do Brasil:
Atenção Primária à Saúde e Telemedicina:
- Aira: inteligência artificial para um prontuário eletrônico mais eficiente e com menos dedicação do médico para preenchimento.
- Nery: assistente virtual para ajudar pacientes com glaucoma durante sua jornada de tratamento.
- Meal Advisor: solução para integrar dados sobre interação medicamentosa e alimentos.
Saúde Mental e Cuidados Cirúrgicos:
- Draincheck: monitoramento IoT do dreno com sistema de alarme para casos de deiscência intestinal. Entre 10-20% das cirurgias gástricas evoluem para essa doença e 15% acabam em óbito.
- Lobão: dispositivo ultravioleta para cateter de pacientes internados com a finalidade de reduzir infecção hospitalar.
- Gancho Zero: ferramenta para avaliações pré-operatórias (startup também ganhou da AstraZeneca para ser incubada no Distrito InovaHC)
Terceira Idade e Reabilitação:
- Health ++: plataforma web com dados parametrizados para cuidados com idosos, com sistema de avisos.
- DJ Wind: programa de inteligência artificial para segurança do médico em casos de remoção de pacientes em tratamento com uso de ventilação mecânica na UTI.
- Velha Guarda: sistema com informações para quem toma muitos medicamentos ao mesmo tempo.