Albert Einstein

Criador da Teoria da Relatividade
  • Nascimento

    14 de Março de 1879 em Ulm, Alemanha

  • Morte

    18 de Abril de 1955 em Princeton, Estados Unidos

Albert Einstein nasceu em Ulm, Alemanha, em 14 de março de 1879 e morreu em Princeton, Estados Unidos, em 18 de abril de 1955. Foi um dos físicos teóricos mais importantes de todos os tempos por desenvolver a Teoria da Relatividade Geral, uma teoria basilar da físicas moderna lada a lado com a Mecânica Quântica.

Não apresentou uma genialidade precoce, como muitos acreditam, sendo um aluno médio em sua juventude, mas já apresentava um enorme interesse nas ciências exatas, como física e matemática.

Graduou-se em 1900 em Física e Matemática, tendo notas altas, mas não recebendo grande destaque pelas suas constantes faltas. Após se formar, passou a trabalhar no Departamento Oficial de Patentes de Berna em um trabalho modesto que não exigia grande esforço intelectual, possibilitando continuar seus estudos. Em 1902 iniciou seu doutorado em Zurique, que terminaram em 1905 com a publicação de quatro grandes estudos.

Este ano ficou conhecido como “Ano Miraculoso”, e os quatro trabalhos são:

  • Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz
  • Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor
  • Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento
  • A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético (o famoso “E=mc²”)

Este último trabalho foi importante para o desenvolvimento da bomba atômica, assim como das usinas nucleares. Em 1922 recebeu um prêmio Nobel, não devido à sua Teoria da Relatividade, mas sim sobre seus estudos sobre o efeito fotoelétrico.